Primeiro carro: principais dicas e cuidados para escolher o automóvel certo

Comprar um carro deve ser uma decisão consciente e bem planejada, saiba como ser assertivo na escolha sem comprometer a saúde financeira


O primeiro carro é um momento empolgante na vida das pessoas, ter um veículo próprio significa flexibilidade para se locomover quando e para onde quiser, sem depender de transporte público, impactando positivamente na qualidade de vida. 

Segundo levantamento da Anfavea (Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores), realizado em 2018, aponta que 70% dos jovens de até 25 anos ouvidos na pesquisa demonstram intenção de comprar um carro próprio. No entanto, essa decisão demanda cautela, por isso, confira pontos essenciais para garantir um bom negócio. 

1. Tenha um orçamento 

O primeiro passo é definir quanto dinheiro pode ser investido na compra do carro. Para isso, é imprescindível ter educação financeira e priorizar compromissos pessoais. Com um planejamento financeiro, recomenda-se fazer uma análise e o quanto está reservado para os custos de aquisição. 

Ponderar os caminhos de pagamento é outro fator importante nesse cenário. Em caso de financiamento, para adquirir veículos melhores, geralmente, é necessário desembolso de uma entrada maior. O ideal é fazer simulações de parcelas e não comprometer mais de 30% da renda mensal com as prestações. 

Já com o consórcio, o pagamento pelo carro começa antes de tê-lo. Outra opção é procurar por carros de leilão à venda, que oferecem um ótimo custo-benefício para o primeiro automóvel, desde que o comprador tenha precaução e se informe sobre as regras do leilão. 

2. Procure por carros compatíveis 

Com o valor de investimento definido, é o momento de avaliar quais são os modelos de carro compatíveis com o orçamento e a funcionalidade do automóvel, trabalho, viagens ou autonomia para o dia a dia, assim, entende-se quais serão as características mais importantes. Essencial pensar no trajeto, alguns carros são fabricados para encarar a estrada de terra, enquanto outros performam melhor no asfalto.

Uma das ações para acertar na escolha do modelo é produzir um checklist dos itens indispensáveis no veículo, como tamanho do porta-malas; consumo de combustível; dispositivos de segurança; acessórios; material dos bancos e sistema de som. Além disso, avalie o tempo de uso e quilometragem rodadas, que refletem no estado de conservação de carros seminovos.

3. Avalie a manutenção do carro 

Por último, é essencial na compra de um veículo pesquisar antecipado e ter um olhar cuidadoso sobre todas as despesas, sendo documentação: IPVA; licenciamento; seguro obrigatório; e manutenção com revisão periódica, troca de óleo, peças de desgaste, etc. 

Assim, evita-se surpresas e perrengues no orçamento mensal. Outra dica é fazer simulações de custo de combustível por uma média de quilômetros que se cogita rodar, aumentando as possibilidades de uma escolha assertiva.