Prefeito Sérgio Victor amplia estrutura administrativa com criação de novos cargos efetivos em Taubaté

Lei complementar publicada neste mês reforça áreas estratégicas da administração municipal com novas vagas para gestão pública, recursos humanos, engenharia e fiscalização de obras.


A Prefeitura de Taubaté oficializou a criação de novos cargos efetivos e a ampliação de vagas em setores considerados estratégicos da administração municipal. A medida foi sancionada pelo prefeito Sérgio Victor e publicada por meio da Lei Complementar nº 546, divulgada em 22 de junho.

A nova legislação prevê a criação de 40 cargos de executivo público, destinados a profissionais com formação nas áreas de Economia, Gestão Pública, Contabilidade e Direito. Também foram instituídas oito vagas para analista de recursos humanos e seis para fiscal técnico em edificações.

Além dos novos cargos, a lei amplia o quadro de profissionais da área técnica. O número de vagas para arquiteto passa de 19 para 22, enquanto foram criados 11 novos cargos de engenheiro civil para reforçar a estrutura municipal.

Segundo a justificativa apresentada pelo Executivo, a proposta busca fortalecer o planejamento, a gestão financeira e a eficiência administrativa das secretarias municipais. A intenção é garantir que cada pasta conte com, pelo menos, um executivo público responsável por acompanhar a execução orçamentária e a aplicação dos recursos públicos. Secretarias com estruturas mais complexas poderão contar com mais de um profissional da função.

Na área de gestão de pessoas, os novos analistas de recursos humanos deverão atuar principalmente na Secretaria de Administração, com possibilidade de apoio a setores de grande demanda, como Educação e Saúde. O objetivo é aprimorar a administração do quadro de servidores municipais e fortalecer políticas de gestão interna.

Já os cargos de fiscal técnico em edificações e de engenheiro civil serão direcionados principalmente às Secretarias de Obras e de Planejamento Urbano, ampliando a capacidade de fiscalização, acompanhamento e desenvolvimento de projetos voltados à infraestrutura da cidade.

A administração municipal defende que a medida representa um investimento na modernização da máquina pública e no fortalecimento dos serviços prestados à população, por meio da ampliação do quadro técnico permanente da Prefeitura.