Como em qualquer processo de corte, o procedimento com plasma corte pode ter alguns problemas no resultado final em consequência de erros durante a execução e mau uso de qualquer tecnologia de corte a plasma - equipamentos e consumíveis de plasma.
Por isso, é fundamental ter orientação de especialistas para adquirir uma máquina de corte a plasma e de como realizar a manipulação deste equipamento - que só pode ser feita por profissionais. Isso evita que uma série de variáveis prejudiquem a qualificação do corte a plasma, entre as quais podemos citar:
* Tipo e alinhamento da tocha plasma;
* Estado dos consumíveis para corte a plasma;
* Tensão do arco ou altura de corte;
* Tipo, pureza, pressão e fluxo de gás;
* Expressão e composição de material;
* Estado de superfície;
* Amperagem de corte;
* Tamanho do orifício do bico;
* Velocidade de corte (curso da máquina);
Como proceder caso alguma dessas variáveis ocorram?
A maioria destes fatores são interdependentes, ou seja, significa que se alguma dessas circunstâncias acontecer, irá interferir diretamente na maioria das outras e o resultado final será diferente do que o esperado.
Por esse motivo reforçamos que apenas soldadores profissionais devem usar máquinas de corte a plasma, seja para realizar cortes ou soldagem a plasma.
Dificilmente os problemas que danificarem a qualidade de corte são solucionados, sendo assim, o operário deve selecionar as condições mais proeminentes de ângulos de corte, lisura do corte, irregularidade da superfície e escória.
Eventualmente as condições podem variar e alguns ajustes podem ser necessários. Se for o caso, o colaborador deve fazer alterações incrementais ao fluxo e a pressão do gás; ajustar a tensão do arco em incrementação de volts - para cima ou para baixo, conforme for necessário; e ajustar a velocidade do corte em incrementos de 5% ou menos, até que as condições sejam melhores.
Acabamento da superfície
Se alguma irregularidade na superfície tiver sido induzida pelo processo, consistentes na face de corte e aparecendo por vezes apenas num eixo, provavelmente são induzidas pelo processo. A probabilidade disso tudo acontecer é alta, podem acontecer por consumíveis gastos ou danificados e pelo fluxo de gás demasiado alto.
Já quando as irregularidades na face de corte são inconsistentes e frequentemente confinadas a um eixo, deve-se procurar irregularidades produzidas pelo movimento da máquina, que pode ser sujeira nas calhas, rodas, cremalheira e/ou pinhão da máquina, calhas desalinhadas e rodas ou rolamentos gastos, danificados ou soltos.
Adquira sua máquina de corte a plasma na Megaplasma
A Megaplasma é a solução ideal para quem deseja encontrar consumíveis para corte a plasma em SP, abastecendo o mercado de opções diferenciadas e tecnologicamente fabricadas com alto padrão de qualidade.
Nossos profissionais estão à disposição para te atender com agilidade e ainda realizar a entrega imediata dos produtos. Temos a intenção de levar satisfação aos nossos clientes em todos os sentidos, e para isso buscamos aprimorações constantemente. Entre em contato para conhecer mais sobre nós ou realizar orçamentos!