Principais tipos de vinhos e com o que eles harmonizam

Tinto, branco ou rosé: entenda as principais características de cada tipo e conheça a combinação perfeita


Com diferentes tipos de uvas e colheitas, os vinhos possuem particularidades que demandam conhecimento na hora de fazer a escolha. Cada estilo da bebida combina com diferentes pratos, petiscos ou mesmo ocasiões. Conhecer os principais tipos permite que a escolha seja feita de forma certeira.

Presente na Bíblia, o vinho é uma das bebidas mais antigas do mundo. Citado também na Odisseia, obra de Homero, com mais de 8 mil anos a.C., a bebida não possui origem certa, mas acredita-se que ela esteja presente há milênios na humanidade. Por ser uma bebida feita à base de uvas, é possível encontrar características diferentes em diversas espécies.

Na categoria dos vinhos tintos, uma opção bastante famosa e fácil de ser encontrada são os produzidos a partir da uva Cabernet Sauvignon. Com sabor intenso e destacado, o vinho é bastante encorpado e apreciado pela acentuação do tanino, sendo recomendado para quem aprecia o gosto marcante da bebida. Sua harmonização é perfeita com carnes, massas, queijos e demais pratos gordurosos.

As bebidas produzidas a partir de uvas Pinot Noir também fazem parte da categoria dos tintos, mas, diferentemente do Cabernet Sauvignon, esse é mais suave e recomendado para iniciantes. Com teor de acidez baixo, essa opção é indicada para pratos com sabores suaves, como sopas, vegetais, risotos e carnes de aves ou frutos-do-mar.

Na categoria dos vinhos brancos, os feitos a partir das uvas Sauvignon Blanc possuem notas de ervas e frutas. Com paladar menos intenso e seco, essa opção é uma combinação perfeita com o verão e pratos leves, como frutas, saladas ou mesmo jantares com cardápio japonês.

Com notas de frutas vermelhas e média acidez, os vinhos produzidos a partir das uvas Merlot estão na categoria dos rosés. Possuem coloração rosa e alto teor de tanino. Sua particularidade está nas diferentes notas que podem ser encontradas, variando de acordo com o clima e o solo das plantações. Uma opção bastante democrática, os rosés combinam perfeitamente com pizzas, carnes variadas e saladas.

Já as uvas Tempranillo estão presentes em diversos vinhos ao redor do mundo. Bastante adaptável, essa espécie costuma apresentar características marcantes e intensas, mas, quando armazenada em carvalho, pode apresentar traços rústicos e notas de tabaco. Pratos mais leves como peixes e saladas funcionam para as uvas não maturadas em carvalho. Já pratos gordurosos como carnes vermelhas ou hambúrguer combinam com sua versão envelhecida.

Apesar de a popularidade dos vinhos ter se dado por volta da Idade Média, época em que se tornou mais acessível à população, hoje a bebida é uma das mais consumidas do país e caiu de vez no paladar dos brasileiros. Com variadas opções de valores, os vinhos tornaram-se presença obrigatória em jantares, restaurantes e confraternizações.