Na semana do consumidor, o Procon de São Sebastião, em conjunto com a Fundação Procon-SP e Associação Comercial e Empresarial de São Sebastião realizam, na próxima quinta-feira (14), uma série de ações em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, celebrado em 15 de março. Os trabalhos, envolvem bate-papo e orientações aos consumidores e comerciantes do município acerca da legislação sobre as relações de consumo.
Às 9h30, o presidente da Associação Procons Paulistas (APP), André Batelochi, e a coordenadora regional da fundação Procon-SP no Vale do Paraíba e Litoral Norte, Maria Augusta Cardoso, devem mediar uma roda de conversas orientando sobre fraudes nas relações de consumo e problemas enfrentados pelos idosos nos comércios de São Sebastião, além de propor melhorias para o mercado local.
O encontro será no Centro de Convivência da Terceira Idade Polvo de São Sebastião, situado à Rua Eduardo Cássio, 220, Porto Grande. A ação terá como público-alvo pessoas idosas associados do CCTI Polvo, Pontal da Cruz e dos núcleos dos idosos da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idosos (SEPEDI), porém, qualquer interessado no assunto poderá participar do evento que terá portas abertas.
O bate-papo, que conta com o apoio da SEPEDI, marca o início do calendário 2024 do projeto de educação financeira e direito do consumidor da pessoa idosa, que consistem em uma série de encontros que serão realizados até o final do ano em diversos bairros do município, como Boiçucanga, São Francisco, Boraceia, Jaraguá, Pontal da Cruz, Barra Una, Portal da Olaria, Topolândia e Juquehy.
No período vespertino, das 14h às 16h, as equipes do Procon de São Sebastião e Fundação Procon-SP, farão uma ação na Praça do Coreto, no Centro. Na ocasião, consumidores que estiverem passando pelo local, poderão tirar dúvidas e obter esclarecimentos quanto as relações de consumo, além de receber orientações em caso de reclamações e denúncias.
Já às 18h, na sede da Associação Comercial e Empresarial de São Sebastião, haverá um bate papo do Procon de São Sebastião e Fundação Procon-SP com os empresários e comerciantes do município., atendendo a um pedido da secretária adjunta de Turismo, Niuara Leal, e para que também haja uma maior adesão, especialmente dos empreendedores da Costa Sul e Norte, o evento terá também transmissão ao vivo.