Programa de Musicalização nas Escolas Municipais de Pindamonhangaba leva alunos a se apresentarem em Campos do Jordão

Iniciativa promove democratização do acesso à cultura e desenvolvimento integral dos estudantes com aulas de música e apresentações em auditórios renomados


A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Educação, promove o Programa de Musicalização nas Escolas Municipais Serafim Ferreira (bairro Ipê 2) e João Cesário (bairro Feital). Recentemente, os alunos desses grupos se apresentaram no auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão, ao lado do Balé da Cidade, da Orquestra Filarmônica e do coral da Escola Estadual Rubens Zamith. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura com a democratização do acesso à cultura e ao desenvolvimento integral dos estudantes.

O programa integra o Programa de Ensino de Música nas Escolas, elaborado pela Secretaria de Educação, que visa democratizar o acesso à educação musical e promover a formação integral dos alunos. Segundo o maestro Murillo Gandine Gonçalves, professor da rede municipal e maestro da Orquestra Filarmônica, as aulas são oferecidas no contraturno escolar e possibilitam contato com diversos instrumentos e práticas musicais.

Atualmente, participam do programa 55 alunos da Escola Municipal Serafim Ferreira e 105 da Escola Municipal João Cesário. O percurso de aprendizagem inicia-se com instrumentos como flauta doce e percussão, desenvolvendo noções de ritmo, melodia e leitura musical. Recentemente, o ensino foi ampliado para instrumentos como violino, violoncelo e trompete, ampliando a formação dos estudantes.

A preparação para apresentações, como a realizada no Auditório Cláudio Santoro, é feita de forma lúdica e integrada às aulas. Os alunos aprendem responsabilidade, disciplina, trabalho em equipe e experimentam a emoção de se apresentar em espaços culturais reconhecidos.

Para Murillo, tocar ao lado do Balé da Cidade e da Orquestra Filarmônica em um dos maiores auditórios da América Latina foi uma experiência única para as crianças. A participação do coral da escola estadual Rubens Zamith, em parceria com a Associação Projeto Social de Cultura e Educação pela Música (APROSCEM), abrilhantou ainda mais o espetáculo.

A música proporciona benefícios como desenvolvimento cognitivo, melhora da concentração, raciocínio lógico, memória, criatividade e sensibilidade artística. Fora da escola, essas competências elevam autoestima, autonomia e capacidade de expressão dos estudantes.

O programa está em expansão e já alcança outras escolas, como a Escola Municipal Professora Isabel do Carmo Nogueira e as escolas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Novas apresentações estão agendadas para este ano, ampliando seu impacto.

A secretária de Educação, Luciana Ferreira, ressalta a importância do programa: "Investir na musicalização é investir no desenvolvimento integral dos estudantes. Além da música, as crianças desenvolvem habilidades que refletem no rendimento escolar e na formação de cidadãos conscientes e sensíveis."

O maestro Murillo destaca: "A música é uma poderosa ferramenta de transformação social e cultural. Valorizem o esforço dessas crianças, que desenvolvem competências para a vida toda. Cada apresentação é fruto de muito trabalho e amor pela arte, um patrimônio que beneficia toda a comunidade."