Programa 'Defesa Civil na Escola' chega à zona rural da Tataúba com atividades interativas

A iniciativa tem como objetivo levar conhecimento sobre prevenção de desastres, riscos ambientais e práticas sustentáveis


Após concluir em março o ciclo inicial de palestras do programa 'Defesa Civil na Escola', com os alunos da região rural do Monjolinho, a Defesa Civil de Taubaté deu sequência às ações, iniciando as atividades na EMEIEF da Vila Caetano, Vereadora Judith Mazella Moura, localizada na área rural da Tataúba.

A iniciativa tem como objetivo levar conhecimento sobre prevenção de desastres, riscos ambientais e práticas sustentáveis, transformando as escolas em centros de disseminação de informações que impactam não apenas os estudantes, mas também suas famílias e comunidades.

A programação na escola da Vila Caetano teve seu ciclo de palestras iniciado na semana passada, e com programação até quinta-feira, 10 de abril. Assim como nas edições anteriores, os alunos participam de atividades interativas com vídeos, jogos e materiais didáticos, que tornam o aprendizado mais dinâmico, acessível e envolvente.



Além de abordar temas como mudanças climáticas, desastres naturais e evacuação de área de forma segura, o programa busca fortalecer a cultura de prevenção desde cedo, preparando os alunos para agir com segurança em situações de emergência, sendo multiplicadores do conhecimento em seus lares.

Cemaden

A metodologia aplicada também tem se beneficiado de conteúdos adquiridos em capacitações recentes, como a oficina promovida pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), da qual a Defesa Civil de Taubaté participou ao lado de educadores da rede municipal.

A atividade abordou o monitoramento das chuvas de forma participativa e a construção de pluviômetros de baixo custo, conhecimentos que estão sendo incorporados às ações educativas nas escolas.

Title

Text