Programação de festa religiosa de Pindamonhangaba é alterada

Festa de São Vicente de Paulo, a maior do Distrito de Moreira César, sofreu alterações na programação religiosa e social diante da pandemia do Covid-19


Com a pandemia do novo coronavírus, a Festa de São Vicente de Paulo, no distrito de Moreira César, em Pindamonhangaba, teve que se adaptar. A tradicional "Festa de Moreira", como é conhecida popularmente, neste ano terá suas celebrações reduzidas e eventos sociais reorganizados. As comemorações se iniciam nesta sexta-feira (18) e seguem até o dia 27 de setembro.

"Assim como outras paróquias, nós também tivemos que nos adaptar ao novo normal. Nem por isso, vamos deixar de festejar o padroeiro de Moreira César", afirma o administrador da Paróquia São Vicente de Paulo, padre Gabriel Henrique de Castro.

Sede das celebrações religiosas, a Igreja Matriz de São Vicente sofreu adaptações para acolher os fiéis. Seguindo o protocolo da Secretaria Municipal de Saúde, apenas 40% de sua capacidade está sendo utilizada.

Na entrada, a pia de água benta foi substituída por um totem com álcool gel e triagem com aferição de temperatura. Nos bancos, é obrigatório manter distância entre as pessoas. A máscara deve ser utilizada durante toda a celebração. Nas missas, o padre divide o altar com câmeras e tripés que transmitem ao vivo as celebrações para quem não pode estar no templo.

"Para que tudo aconteça da melhor forma possível contamos com uma ampla equipe de voluntários que nos auxilia em todos os cuidados para a proteção e a saúde não só durante a Festa, mas desde que as missas presenciais foram retomadas no fim de julho", explica o sacerdote.

Mudanças também na parte social da Festa, que agora só acontece em formato drive-thru. Quitutes tradicionais, como panzerotti, bolinho caipira e pastel serão vendidos, mas não poderão ser consumidos no local. A venda acontece após as missas do fim de semana no Recinto São Vito. Shows e bingos foram cancelados.

Outro destaque da programação que também foi repaginado é o tradicional passeio ciclístico. Realizado há 37 anos, desta vez ele será substituído por um encontro online no dia 27, às 13h. O momento vai contar com bênção dos ciclistas e sorteio de bicicleta, uma das marcas do passeio.

"Como todos os anos temos este sorteio, não podíamos deixar de fazê-lo desta vez. Porém, neste ano, ele acontecerá pelas redes sociais", detalha padre Gabriel.

A programação completa, assim como a transmissão do evento, podem ser conferidas aqui