Projeto Astronomia no Sítio representa Taubaté em cerimônia nacional do Caça Asteroides MCTI em Brasília

Iniciativa educacional participou da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025, integrando o estande do MCTI e recebendo reconhecimento pelo incentivo à educação científica.


O Projeto Astronomia no Sítio representou os estudantes de Taubaté na Cerimônia de Entrega de Medalhas do Caça Asteroides MCTI, realizada durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2025, em Brasília, entre os dias 21 e 27 de outubro.

O grupo participou ativamente das atividades da semana, integrando o estande do Caça Asteroides MCTI, onde apresentou uma coleção de asteroides do Asteroid Day Brasil, ao lado de outros "caçadores" e organizadores de todo o país. A presença no evento marcou o reconhecimento nacional do trabalho desenvolvido pelo projeto em prol da educação científica e do engajamento dos jovens nas ações do programa.

Durante a programação, os representantes do projeto também foram convidados a participar da cerimônia em homenagem ao Dia do Aviador, realizada no Plenário do Senado Federal, ampliando a experiência de imersão no universo da ciência, tecnologia e inovação.

Os integrantes do projeto destacaram que "foram dois dias incríveis de aprendizado, troca de experiências e valorização do protagonismo estudantil na ciência".

Com a bagagem repleta de experiências enriquecedoras, o Projeto Astronomia no Sítio reafirma seu compromisso em levar os estudantes de Taubaté "até as estrelas", inspirando novas gerações a explorar o fascinante universo da ciência.

Astronomia no Sítio

O Projeto Astronomia no Sítio promove o ensino e a divulgação científica no Sistema Municipal de Ensino de Taubaté. É um projeto itinerante, com sessões de planetário, observação com telescópios e formação de docentes, além de incentivar a participação em competições como a OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), a Mostra Brasileira de Foguetes e a Olimpíada Nacional de Ciências.