Este ano, Ubatuba iniciou a primeira etapa do programa "Olhar nas Escolas" em sete unidades da Rede Municipal de Ensino, com o objetivo de cuidar da saúde dos olhos das crianças do município na fase de alfabetização, que é fundamental para garantir o desenvolvimento adequado da aprendizagem e o bem-estar geral dos estudantes.
O programa acontece no município por meio de uma parceria entre as Secretarias de Saúde e de Educação e, até agora, atendeu 3.368 alunos e funcionários das escolas que participaram desde o início. Como resultado, 1.115 óculos estão sendo entregues àqueles em que a necessidade foi detectada.
As escolas atendidas são Padre José de Anchieta, Mário Covas, João Alexandre, Marina Salete, José Belarmino, Manoel Inocêncio, Olga Gil, sala da ETEC, funcionários e professores dessas escolas e também funcionários da Secretaria Municipal de Educação.
"A proposta é realizar, para o ano que vem, o atendimento das outras escolas, para que todos os alunos tenham a possibilidade de ter esse cuidado", afirmou a supervisora Inah Araújo.
"Para os municípios, investir em programas de triagem visual e em campanhas de conscientização é uma forma eficaz de cuidar da saúde ocular infantil. Ações como essa promovem a inclusão e contribuem para o desenvolvimento pleno das crianças, garantindo a elas as condições adequadas para um aprendizado mais seguro e saudável", comemorou a prefeita Flavia Pascoal.
Como funciona
Os oftalmologistas vêm para as escolas, onde é montado um consultório com os aparelhos para realizar os atendimentos. Os pais recebem uma autorização e, assim, é realizada a triagem e atendimento. "É importante ressaltar que todos passam em consulta por médicos oftalmologistas", lembrou Inah.
De acordo com a idealizadora do projeto "Olhar nas Escolas", Carolina Masznak - que desenvolve essa ação em diversas cidades da região - a iniciativa traz a possibilidade de avaliação, conduta e prescrição dos óculos para os pequenos das escolas que apresentam essa necessidade.
Os alunos tiveram a oportunidade de escolher as armações dentre 16 possibilidades e as lentes foram feitas para oferecer durabilidade.
A proposta, agora, é que a Educação Infantil seja inserida nesse contexto para contemplar, também, a primeira infância.