Pronto-socorro faz 365 mil exames no primeiro trimestre de 2024

O número de exames colhidos na unidade saltou de 105 mil em janeiro para cerca de 130 mil nos meses de fevereiro e março


Apenas nos três primeiros meses deste ano, a Prefeitura de Taubaté realizou aproximadamente 365 mil exames laboratoriais no Pronto-Socorro Municipal. A gestão da unidade é realizada pela organização social IESP (Instituto de Excelência em Saúde Pública).

O número de exames colhidos na unidade saltou de 105 mil em janeiro para cerca de 130 mil nos meses de fevereiro e março.

Um novo laboratório, contratado na última semana, está realizando os exames para diagnósticos de casos de dengue e hemogramas. Todos os equipamentos do novo laboratório são de última geração. Os técnicos possuem qualificação compatível com as necessidades do local.

A troca foi necessária em razão da grande procura por consultas médicas e solicitação de exames para diagnósticos de dengue, principalmente pela abertura de mais uma unidade de referência para atendimentos de casos suspeitos da doença (Pronto Atendimento Cecap), anunciada no último dia 11, entre outros ajustes administrativos.

Desde o dia 20 de fevereiro, o Pronto-Socorro Municipal passou atuar como unidade de referência para atendimentos de casos suspeitos e positivos de dengue para maiores de 12 anos de idade. A alteração no fluxo de atendimentos se deu em razão da situação de emergência e alerta epidemiológico decretado dia 20 do mesmo mês.

CASOS DE DENGUE

De acordo com o último boletim informativo com dados da doença divulgados pela Vigilância Epidemiológica, em 22 de abril, Taubaté contabilizou 6.017 casos positivos de dengue e 81 pessoas estão internadas, sendo 74 residentes de Taubaté, internados no município e em outras cidades da região.