Contratar um serviço de telecomunicação, como televisão, internet ou telefone exige cuidado, mas trocar de plano pode se mostrar um processo ainda mais complicado.
É preciso paciência e inteligência para saber lidar com essa situação e não sair perdendo.
Entender quando uma promoção de outra operadora é mais vantajosa, bem como avaliar informações que pesam na contratação de outro prestador destes serviços, como qualidade de sinal e custo benefício, são pontos importantes.
Pensando nisso, confira quatro dicas de ouro que podem te ajudar nesses momentos de dúvidas.
Lembrando que vale sempre a pena ficar ligado em uma promoção realizada por empresas de confiança no mercado. Normalmente o tempo de serviço e a satisfação de outros clientes são indicadores que ajudam a não cometer erros nesse momento.
Diálogo
A primeira dica está muito mais ligada à permanência com o atual prestador do serviço.
Se a insatisfação com a empresa está ligada a questões financeiras ou mesmo na comparação com serviços diferentes entre planos, como canais a menos na televisão a cabo ou velocidade menor de internet, o diálogo aberto pode ser a saída mais fácil.
Todas as companhias de telecomunicações apresentam setores de relacionamento com o cliente. Esses departamentos são capazes de negociar valores, benefícios e, até mesmo brindes.
Por isso, a dica é manter sempre um diálogo aberto com a companhia prestadora do seu serviço de telecomunicação. Essa pode ser a melhor forma de conseguir benefícios, seja financeiro ou de cobertura.
Vale destacar que o tempo de fidelidade com a empresa também conta nesse momento de negociação. Clientes de longa data normalmente consegue benefícios melhores nesse diálogo.
Combo x Serviços Individuais
Normalmente a troca de um combo por serviços individuais de telecomunicações, prestados por diferentes empresas, não será um processo vantajoso para o consumidor.
Além de perder os benefícios financeiros que o combo traz, a burocracia para você será maior. Mais contas para pagar, menos descontos envolvidos e um novo contrato pela frente.
Por isso, caso tenha um combo fique atento a promoções que envolvam outros combos. A troca de plano dentro da própria empresa pode resolver questões financeiras. Ou, em casos maiores de insatisfação, a mudança do prestador de serviço pode ser negociada com alguns benefícios.
É bom destacar que o caminho inverso já pode se mostrar mais vantajoso para o consumidor. Unificar o atendimento desses vários serviços, como telefone, internet e televisão em uma só conta vai te gerar descontos e preços bem mais acessíveis.
Um exemplo é a Claro TV Promoção. Essa é uma excelente opção para clientes que desejam um maior número de canais na sua televisão à cabo com preços menores.
Avalie a necessidade
Outra questão que precisa ser analisada com cuidado na hora de contato com promoções ou troca de plano é a necessidade.
Em uma sociedade tão corrida é comum a compra de algo sem necessidade ou no impulso do momento.
Com os serviços de telecomunicações, é necessário ter uma grande atenção. Usar as promoções e o diálogo com a empresa prestadora do serviço para adquirir algo que realmente deseja.
Não adianta pagar caro se não vai usar o serviço. As promoções e trocas precisam ser usadas para conquistar aquele canal de filmes ou séries que deseja, a velocidade extra para a banda larga ou aqueles minutos a mais no pacote de telefone.
Informe-se
Existe um ditado popular que pode ajudar muito nesse momento de tomada de decisão sobre mudar o plano de serviço de telecomunicações: "não troque gato por lebre".
Se o motivo da insatisfação com a empresa prestadora de serviço não pode ser solucionado através do diálogo, faça uma pesquisa antes de realizar a troca.
Converse com amigos, leia opinião de fóruns confiáveis na internet e procure saber mais informações sobre a empresa que deseja contratar.
Não adianta de nada sair de um problema para entrar em outro.
Empresas com anos de mercado e qualidade de tecnologia e atendimento, como a Net Combo Internet na área da banda larga, oferecem mais segurança para os clientes. Experiência e tempo de mercado podem ser diferenciais necessários para motivar essa tomada de decisão.