Durante o último fim de semana de carnaval, entre sábado (1º) e domingo (2), quase 30 banhistas foram salvos de afogamentos nas praias do Litoral Norte de São Paulo, de acordo com informações divulgadas pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) nesta segunda-feira (3).
O GBMar alerta que o carnaval se estende até terça-feira (4), e com o aumento do movimento nas praias devido ao feriado e o calor intenso, as cidades da região devem continuar cheias, o que eleva o risco de afogamentos. Para prevenir acidentes, o Corpo de Bombeiros orienta os banhistas a seguirem algumas dicas de segurança:
1. Nunca nade sozinho; prefira nadar acompanhado, seja na piscina ou no mar.
2. Use colete salva-vidas em passeios de barco e coloque-os nas crianças na praia (ou boias de braço nelas na piscina).
3. Nade em locais monitorados por salva-vidas.
4. Se não souber nadar, verifique a profundidade da piscina antes de entrar. Só entre em piscinas com profundidade abaixo do seu pescoço.
5. Em locais com correnteza, nunca desobedeça a sinalização do Corpo de Bombeiros.
6. No mar, rios ou outros locais com correnteza, o nível da água não deve ultrapassar a cintura do banhista para evitar surpresas como depressões no solo ou ondas inesperadas.
7. Se estiver usando uma boia, nunca a abandone, mesmo que perca o controle da situação.
8. Caso se sinta em perigo, evite gritar e não nade contra a correnteza. Sinalize pedido de ajuda com os braços e procure boiar.
9. Não entre na água se estiver alcoolizado, pois o consumo de bebida alcoólica pode prejudicar o senso crítico em relação ao mergulho.