Queimada de grandes proporções atinge área no Jardim Baronesa, em Taubaté

Incêndio consumiu o equivalente a 20 campos de futebol e mobilizou Defesa Civil e Corpo de Bombeiros por quase três horas


Um incêndio de grandes proporções atingiu uma extensa área de vegetação no bairro Jardim Baronesa, em Taubaté, na noite de quarta-feira (30), e exigiu uma força-tarefa da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. A densa fumaça foi avistada a partir da base operacional da Defesa Civil, o que ajudou na rápida identificação do foco e no deslocamento imediato das equipes.
 
 
As chamas destruíram cerca de 150 mil metros quadrados de vegetação - uma área maior que 20 campos de futebol. A ação de combate ao fogo durou quase três horas, com o envolvimento de várias viaturas e agentes que conseguiram evitar que o incêndio se aproximasse das residências vizinhas.
 
Mais cedo, outro foco de queimada já havia sido registrado na mesma rua, a Professora Escolástica Maria de Jesus, em um terreno particular próximo a linhas de transmissão elétrica. Nesse caso, o fogo atingiu uma área de aproximadamente 30 metros quadrados e foi controlado com abafadores e o uso de 150 litros de água.
 
A Defesa Civil reforça que qualquer tipo de queima ao ar livre é perigosa e proibida, incluindo o uso de fogo para eliminar lixo, restos de poda ou entulho. A simples bituca de cigarro, se descartada de forma incorreta, pode iniciar incêndios. A população pode acionar a Defesa Civil a qualquer momento pelo telefone 199.