Raio mata vacas e provoca incêndio em palmeira durante tempestade em São José dos Campos

De acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram registradas 3.520 descargas elétricas na região durante a tempestade, sendo que 1.117 atingiram o solo.


Pelo menos quatro vacas morreram após serem atingidas pela descarga elétrica de um raio em São José dos Campos, na tarde de sexta-feira (14). Os animais estavam em um pasto de uma fazenda, próximos a uma árvore, tentando se proteger da chuva, quando foram atingidos. Algumas das vacas estavam prenhas.

O caso foi registrado no final da tarde em uma propriedade rural localizada perto da Rua Dr. Nelson D'ávila, na região do bairro Eugênio de Melo. O proprietário dos animais ainda não foi localizado para comentar o ocorrido.

Além da morte das vacas, a tempestade severa também causou um incêndio em uma palmeira, que foi atingida por um raio em outro ponto da cidade.

De acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram registradas 3.520 descargas elétricas na região durante a tempestade, sendo que 1.117 atingiram o solo. Apesar da força da tempestade e dos danos causados, não há relatos de feridos.