O Procon de São Sebastião contabilizou 67 atendimentos entre os dias 1º e 31 de outubro, sendo a maioria, 36, de reclamações financeiras e 13 de produtos; dez de serviços privados; sete de serviços essenciais e um de saúde.
Do montante das reclamações financeiras, 90% são problemas com as instituições financeiras e cobranças indevidas. Os descontentamentos relativos ao item produto, em sua grande maioria, é relacionado a defeito ou entrega do produto.
As questões que envolvem os serviços privados estão vinculadas às prestações de serviços de serralheira, vidraçaria, locação de automóvel, cursos de informática, venda enganosa (falsa venda) e venda casada, que condiciona a venda de produto a outro, etc.
O diretor do Procon de São Sebastião, André Batelocchi, falou sobre os problemas na relação de consumo. "O que temos observado é que o consumidor, na maioria das vezes, acaba demorando para vir ao Procon com problemas que chegam a passar de 30 dias, porque ele ainda entra em contato com o fornecedor que sempre acaba demorando para dar devolutiva para a resolução do problema. Por isso, aconselhamos o consumidor não aguardar tanto tempo e procurar o Procon em até 15 dias após a identificação do problema".
O Procon tem por objetivo elaborar e executar a política de proteção e defesa do consumidor, tentando solucionar os conflitos que existem entre cliente e empresa que vende um determinado produto ou presta algum serviço. Atua, também, fiscalizando o mercado de consumo, evitando e punindo os que não cumprem o que rege o Código de Defesa do Consumidor.