O balanço de atividades do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 553 procedimentos formalizados dos 1.018 atendimentos feitos entre os dias 1º e 31 de julho. Desse montante, 465? registros foram orientações e encaminhamentos para outros órgãos.
O relatório de julho foi dominado por problemas com envio de produtos sem solicitação do consumidor e cobranças indevidas (financeiros), além da má prestação de serviços de operadoras de internet fixa (serviços).
No mês passado, o Procon formalizou 198 consultas simples; nove atendimentos preliminares; 201 cartas de informações preliminares (CIPs) emitidas e desse montante, 29 finalizadas com acordos e 12 encerradas, canceladas ou tiveram consulta concluída; uma reclamação finalizada como atendida e quatro sem atendimentos, 44 reclamações foram abertas com o retorno da CIP; 40 reclamações tiveram consulta fornecida ou foram encerradas; 15 atendimentos extra Procon (enviados para outros órgãos); e 24 cadastros de Nota Fiscal Paulista.
O fornecedor faltou em 33 das 84 audiências de conciliação agendadas em junho.
Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros, com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros. A queixa também pode ser feita via online pelo aplicativo Caraguatatuba 156 na 'Play Store' do celular (Android ou IOS) ou no site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/. Atualmente, o Procon conta com 13 funcionários.
O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O prédio fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908, no Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3885-2350, e-mail procon@caraguatatuba.sp.gov.br, aplicativo Caraguatatuba 156 ou site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.