Reformas de fim de ano exigem cuidados com energia elétrica

EDP reforça orientações de segurança para que acidentes sejam evitados


O pagamento do 13º salário e a proximidade das festas de fim de ano incentivam muitas famílias a reformarem suas casas, seja renovando a pintura ou fazendo alguma pequena obra no imóvel. É nesta época do ano que a EDP, distribuidora de energia elétrica de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte, reforça as orientações de segurança para prevenir acidentes elétricos durante as reformas.

Dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade, (Abracopel) mostram que nos últimos dois anos, 1.438 pessoas morreram por choque elétrico ou sobrecarga de energia no país. Destes acidentes, 24% ocorreram dentro de casa durante a manutenção do imóvel e pequenas reformas, na construção civil, ou na utilização errada de eletrodomésticos, extensões e adaptadores.

Um ponto muito importante ao decidir fazer uma reforma é buscar sempre profissionais especializados para realizarem os serviços. Pedreiros, técnicos e pintores com experiência são familiarizados com as normas técnicas, com as regras de segurança e com o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) fundamentais para todos os trabalhos. 

Uma das ocorrências mais perigosas e comuns durante as reformas é encostar ferragens ou ferramentas na rede de distribuição de energia da rua, principalmente quando se está sobre andaimes ou trabalhando nos andares superiores dos imóveis.

A aproximação com a fiação pode causar acidentes graves, como queimaduras e até a morte. E nem é preciso tocar na rede para que o choque ocorra. Por isso, a EDP alerta que é fundamental prestar atenção à distância entre o local onde se está trabalhando e a rede elétrica e, em caso de dúvidas, fazer contato com a distribuidora.

Na parte interna da casa ou apartamento, o cuidado maior deve estar na instalação elétrica. Muitos dos incêndios provocados por eletricidade nas residências são resultado de instalações elétricas antigas e inadequadas, excesso de equipamentos plugados em uma mesma tomada e gambiarras com emendas malfeitas, além de falta de manutenção. "É preciso usar materiais de qualidade, certificados e contratar sempre um especialista, um profissional de confiança, para que a obra não ofereça nenhum risco. A segurança tem que estar em primeiro lugar", considerou o Gestor Executivo da EDP, Benedito Roberto de Miranda.

Dicas para uma reforma segura: 

- Planeje a obra e analise possíveis riscos, como altura da fachada para a pintura e distância da rede elétrica da rua;  

- Contrate profissionais capacitados para realizar o serviço; jamais tente improvisar ou fazer você mesmo se não for especialista no assunto

- Muito cuidado ao utilizar ou deslocar escadas altas. Mantenha a escada sempre bem distante da rede elétrica. Atenção também ao transportar objetos metálicos longos como varas, barras entre outros.

- Ao montar andaimes, certifique-se de que não estão próximos á fiação

- Utilize sempre o EPI adequado para cada tarefa e nunca subestime o poder de um choque.

- Escolha materiais com selo do Inmetro que garante a qualidade e segurança dos produtos;

 - Tomadas, disjuntores e aparelhos elétricos devem ficar distantes de pias, torneiras e outros locais com água. Caso não seja possível, evitar o contato direto com os líquidos;

- Se houver necessidade de melhorar a iluminação do ambiente, desligue disjuntores e a chave geral para a troca de lâmpadas;

-Caso haja necessidade de instalação de novas tomadas, disjuntores ou instalações elétricas, chame um profissional de confiança;