Cerca de 60 pessoas se reuniram durante a manhã deste sábado (2) para a segunda pré-conferência que precede a 13ª Conferência Municipal de Saúde de São José dos Campos.
O encontro promovido pela Prefeitura e pelo Comus (Conselho Municipal de Saúde) recebeu munícipes para discutir diretrizes e temas voltados às políticas públicas da saúde.
A primeira pré-conferência em São José foi realizada no último sábado (26), no Bosque dos Eucaliptos, reunindo cerca de 80 pessoas. Outras regiões da cidade e o distrito de São Francisco Xavier irão receber as pré-conferências nas próximas semanas.
As diretrizes da conferência são definidas pelo governo federal e a nesta edição tem como tema "Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS". É o fórum de proposição das diretrizes para a formulação das políticas de saúde dos municípios.
Nas pré-conferências, as propostas serão apresentadas e discutidas em grupos temáticos relacionados ao tema central e aos eixos temáticos, devendo cada grupo apresentar no máximo 5 propostas para leitura na plenária final da pré-conferência. Os 3 eixos temáticos são: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde - SUS e Financiamento adequado e suficiente para o Sistema Único de Saúde - SUS.
O objetivo das pré-conferências é orientar os debates, apresentar o tema central, as propostas e os eixos temáticos, além de escolher os delegados que participarão da conferência, que acontecerá nos dias 22 e 23 de março, no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana.
Para participar como membro da 13ª Conferência Municipal de Saúde, como delegados e observadores, é necessário que o munícipe participe de pelo menos uma as pré-conferências.