Representantes da SESAU participam da 2ª oficina de regionalização da Saúde do Estado de São Paulo

Confira mais informações


A secretária adjunta de Saúde de São Sebastião, Maria Ângela Laurito de Moraes, esteve em São José dos Campos, nesta segunda-feira (18), representando o município na 2ª oficina de regionalização da Saúde do Estado de São Paulo.

A oficina ocorreu no Centro de Formação do Educador (CEFE). Junto com a secretária, estiveram as servidoras Inês Gomes, apoiadora técnica da SESAU; Laysa Pires, diretora de Planejamento; e a médica reguladora do Hospital das Clínicas de São Sebastião (HCSS) e do Hospital das Clínicas da Costa Sul (HCSS-CS), Ana Cláudia Chaguri.

Maria Ângela explicou que as oficinas de regionalização iniciaram no ano passado e preveem a discussão regional sobre o sistema de saúde a nível regional, melhorando e otimizando os serviços dos estabelecimentos de saúde, tanto municipais, quanto Estaduais.

"A intenção do registro é discutir e planejar estratégias de organização e integração dos serviços de saúde, onde o principal objetivo é melhorar a eficiência, a acessibilidade e a qualidade dos serviços da nossa região, atendendo sempre as necessidades específicas da nossa população", destacou Maria Ângela.

Cada Comissão de Intergestores Regionais (CIR) escolheu um tema de relevância em saúde para trabalhar. A CIR do Litoral Norte optou pela discussão do serviço de oncologia, na qual foi reorganizado os cuidados sobre o câncer da mama e criado um fluxo padronizado regional, em que todos os municípios do litoral aderiram.

Além disso, foram discutidos como melhorar e ampliar a oferta estadual de oncologia, a assistência farmacêutica e hospital, dentre outras discussões sobre o tema.

Nesta segunda-feira, além das apresentações sobre cada trabalho realizado pela região, também foi assinado o Termo de Cooperação entre a Secretaria de Estado da Saúde e o DRS XVII, por meio do qual serão disponibilizado R$ 350 milhões para investimentos em saúde para a região e também mais R$ 35 milhões por ano para serem aplicados onde os gestores da região deliberarem.