Roseira recebe a primeira subestação de energia

EDP.


A EDP, distribuidora de energia elétrica de Guarulhos, Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, inaugurou hoje a primeira subestação no município de Roseira. O empreendimento, que beneficiará 88 mil clientes das cidades de Roseira, Aparecida e Pindamonhangaba, contou com um investimento de R$ 15 milhões, gerando mais de 230 postos de trabalho durante toda a obra. 

A subestação foi construída em uma área de 3 mil metros quadrados no bairro Vila Roma em Roseira. São dois transformadores de potência de 12,5 MVA distribuídos em quatro alimentadores de média tensão, o que elevará significativamente a capacidade do sistema local, assegurando a infraestrutura elétrica necessária para o crescimento econômico da cidade de Roseira e região, além de melhorar a qualidade do serviço fornecido aos clientes. 

"Com este importante investimento em Roseira, a EDP reforça seu compromisso com os clientes. A construção, ampliação e modernização de subestações e linhas de distribuição são fundamentais para garantir o atendimento ao mercado, reforçando a confiabilidade do sistema atual e ampliando a qualidade do fornecimento dentro de elevados padrões técnicos e de segurança", destaca Cristiane Fernandes, diretora da EDP em São Paulo,  acrescentando que a subestação Roseira foi o primeiro empreendimento da EDP no município e se somará a outras 79 subestações que compõem a rede de distribuição da Companhia em São Paulo, levando energia elétrica para mais de 2 milhões de clientes. 

A subestação Roseira foi projetada e construída com um sistema de acústica para evitar a propagação do som para o meio externo. É composta por transformadores a base de óleo vegetal, o que reflete a atenção plena da Companhia com a redução de qualquer impacto ao meio ambiente. A estação é 100% digitalizada e tem sua supervisão, comando, controle e proteção operados de forma remota pelo Centro Integrado de Operações da EDP, em São José dos Campos. 

Para conectar a subestação de Roseira ao sistema existente da EDP foi construída uma nova rede com mais de 8 quilômetros de extensão, com tecnologia de rede compacta e protegida, mais resistente a agentes externos, principalmente vegetação, que são os principais fatores de interferência no sistema elétrico local. Neste percurso, foram implantados 350 postes e instalados 15 equipamentos de proteção e de manobras de carga. 

Investimentos na Região 

Entre 2021 e 2025 a EDP realizará investimento recorde de mais de R$ 3,5 bilhões em sua área de atuação em São Paulo, que abrange Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte.  

O aporte tem como foco a expansão da rede, em linha com o desenvolvimento e crescimento das 28 cidades da área de atuação da companhia, melhorias operacionais para elevar a qualidade, combate ao furto de energia e digitalização. Isso tudo para oferecer aos clientes uma rede de distribuição de energia elétrica segura, de qualidade e confiável. 

A construção, ampliação e modernização de estações e linhas de distribuição são
fundamentais para acompanhar, de forma sustentável, o aumento da demanda de energia, conforme o crescimento das cidades.