Sabesp inaugura Reservatório Perequê-Mirim em Ubatuba e reforça abastecimento para mais de 25 mil moradores

Com capacidade de 2 milhões de litros, novo reservatório integra o Programa Água no Litoral e garante mais segurança hídrica durante a alta temporada.


A Sabesp inaugurou nesta segunda-feira (27) o Reservatório Perequê-Mirim, localizado no bairro de mesmo nome, em Ubatuba, com capacidade para armazenar 2 milhões de litros de água tratada. O volume é suficiente para encher até 2.000 caixas-d'água grandes e beneficiará mais de 25 mil moradores e turistas durante o verão.

O novo reservatório atenderá diretamente os bairros Domingas Dias, Enseada, Lázaro, Perequê-Mirim, Ribeira e Santa Rita. Com o reforço no sistema, outras regiões também serão beneficiadas, como Barra Seca, Bela Vista, Cais do Porto, Carolina, Iperoig, Itaguá, Morro da Pedreira, Ponta Grossa, Taquaral, Tenório e Toninhas.

A estrutura garante maior oferta de água e segurança no abastecimento em períodos de pico de consumo, funcionando como uma grande caixa-d'água regional que equilibra a demanda, especialmente durante o verão, quando a população da cidade pode aumentar até oito vezes com a chegada de turistas.

Segundo Monica Riccitelli, gerente regional da Sabesp no Litoral Norte, "o novo reservatório Perequê-Mirim é peça fundamental para a segurança hídrica de Ubatuba, funcionando como uma reserva estratégica essencial para a temporada de Verão. Ele integra os investimentos da Sabesp no Litoral Norte, reforçando nossa meta de universalizar o saneamento e garantir água tratada e dignidade para todos os cidadãos até 2029".

O reservatório foi construído com tecnologia alemã de dobra dupla, que confere maior resistência estrutural, reduzindo riscos de danos e vazamentos.

Programa Água no Litoral e ações complementares

A entrega do novo equipamento faz parte do Programa Água no Litoral, que visa ampliar o sistema de abastecimento em todo o litoral paulista. Paralelamente, a Sabesp inaugurou um ponto de abastecimento público junto ao reservatório, onde moradores e visitantes podem encher garrafas e recipientes, iniciativa do Programa Além da Obra, que busca deixar benefícios diretos à população nas regiões atendidas.

Atualmente, a Sabesp investe mais de R$ 87 milhões na expansão e melhoria do sistema de abastecimento de Ubatuba, abrangendo uma população superior a 139 mil pessoas. As ações incluem a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Carolina, com aumento de 20% na capacidade de produção ? de 500 para 600 litros por segundo ?, e a construção de dois novos reservatórios metálicos com tecnologia alemã: o recém-entregue Perequê-Mirim e o futuro Reservatório Toninhas, com capacidade para 3 milhões de litros, previsto para 2026.

Além disso, estão previstas 12 quilômetros de novas redes de distribuição e 3.000 novas ligações domiciliares, ampliando o acesso à água potável em áreas informais.

No total, a Sabesp prevê investir R$ 70 bilhões no projeto de universalização do saneamento, antecipando para 2029 as metas nacionais previstas no Marco Legal do Saneamento (2033) e promovendo saúde, qualidade de vida e desenvolvimento sustentável em 377 municípios paulistas.