A Sabesp está firmando um acordo com Prefeitura de Ubatuba e com a Santa Casa de Misericórdia de Ubatuba para regularizar débitos tarifários existentes nos últimos 21 anos (período de dezembro de 2000 a setembro de 2021). O acordo prevê o parcelamento da dívida por um prazo mais longo, com parcelas menores e, ainda, com o abatimento de multas e juros. O projeto foi aprovado pela Câmara Municipal, com o equacionamento da dívida sob responsabilidade da prefeitura em função de sua intervenção na entidade, nesta terça (30/11), por unanimidade.
Isso possibilitou um abatimento no débito existente e foi efetivado graças a assinatura do contrato entre a prefeitura de Ubatuba e a Sabesp, já que a Santa Casa se encontra sob intervenção do município.
Com o empenho da prefeita Flavia Paschoal para equacionar os débitos, a Sabesp apresentou a proposta de negociação levando-se em consideração a importância da instituição, que é o principal atendimento em saúde emergencial do município. Com o acordo e o parcelamento, as novas condições financeiras podem possibilitar que a Santa Casa mantenha suas atividades essenciais à população. "Entendemos a demanda da prefeita e do município como legítimas e essenciais à toda população de Ubatuba", afirmou o superintendente da Sabesp do Litoral Norte, Rui Cesar Bueno.
A Sabesp aprovou as condições de negociação em caráter excepcional, compatibilizando os valores das parcelas e da fatura mensal à capacidade de pagamento da Santa Casa. Conforme o diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, Antonio Carlos Teixeira, "a Companhia está cumprindo com essa ação a sua missão como empresa que atua no saneamento e na saúde das pessoas, com responsabilidade social e compromisso com a população de Ubatuba e do Estado de São Paulo".