O Santuário Nacional de Aparecida tem tomado medida para a prevenção e o enfrentamento ao coronavírus. Nesta segunda-feira (23), o santuário informou que, além da suspensão das atividades religiosas, tem realizado outras ações como orientação ao público interno e externo sobre as práticas de higiene pessoal e nos ambientes, distanciamento social, entre outros.
De acordo com o Santuário Nacional funcionários pertencentes ao grupo de risco foram dispensados de suas atividades, cerca de 1100 funcionários estão em férias e outros 70 em Home Office.
Desde o último sábado áreas comerciais do santuário, como a Casa das Velas, Casa do Pão, e outros espaços como a Sala das Promessas, Livrarias e secretarias, os bondinhos aéreos e o Morro do Cruzeiro estão fechados. O Hotel Rainha do Brasil irá suspender as atividades a partir da próxima terça-feira, dia 24.
As missas no Santuário de Aparecida estão suspensas desde o dia 14 de março. A medida tem validade de 30 dias e irá afetar as celebrações da Semana Santa e da Páscoa.
A cidade de Aparecida não tem nenhum caso confirmado de coronavírus e investiga dois casos suspeitos.
Ações tomadas pelo Santuário de Aparecida
Atendimento ao público (Casa das Velas I e II, Casa do Pão, Lojas Oficiais): fechados desde o último final de semana
Subsolo da Basílica, inclusive Sala das Promessas, Livrarias, serviços e Secretaria do Batismo: fechado desde o último final de semana
Circuito de visitação (Mirante, Museu e Cúpula): fechado desde o último final de semana
Elevadores: uso restrito a 5 pessoas (capacidade dos elevadores: 34 pessoas)
Bondinhos Aéreos e Memorial da Devoção: fechados
Morro do Cruzeiro, Cidade do Romeiro, Caminho do Rosário e Porto Itaguaçu: fechados desde o último final de semana
Pizzeria Tutti i Santi: fechada desde o último final de semana
Hotel Rainha do Brasil: fechado a partir desta terça-feira, 24 de março
Estacionamento do Santuário: redução do horário de funcionamento (de segunda a domingo, das 6h às 19h)
Obras e Projetos Sociais (PEMSA, Casa do Pequeno, Acolher Bem, Trilhas do Viver, Colinho de Mãe, Mãos na Massa, Chamas da Fé, Esteio de Luz, Jovens Aprendizes, Creche Madre Regina, OSAA filiais em Potim, Roseira e Guaratinguetá): atividades suspensas a partir desta segunda-feira, 23 de março