Santuário de Aparecida vai apresentar manto e trono da Padroeira para as festividades de 2025

Solenidade será realizada no Salão Três Pescadores e, pela primeira vez, terá transmissão ao vivo pelo canal oficial do Santuário no YouTube.


O Santuário Nacional de Aparecida apresenta nesta sexta-feira (26), às 10h, o manto e o trono de Nossa Senhora Aparecida, em um evento que será realizado no Salão Três Pescadores, no subsolo da Basílica. Pela primeira vez, a cerimônia vai ser transmitida ao vivo pelo canal oficial do Santuário no YouTube, marcando a abertura das festividades da Novena e Festa da Padroeira 2025.
 
 
Manto 2025: símbolos de fé e espiritualidade
 
Neste ano, dois mantos foram confeccionados pelas Irmãs Carmelitas de Aparecida, inspirados no tema da Novena e Festa: "Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida". As peças trazem bordados à mão com símbolos cristãos como o alfa e ômega, a pomba do Espírito Santo, flores, pedrarias e adornos dourados, em sintonia com a arte presente na cúpula do Altar Central do Santuário. Um manto será usado nas celebrações da tarde e o outro nas da noite.
 
Segundo a Irmã Regina, do Carmelo de Aparecida, cada detalhe da confecção é expressão de fé:
"Que amem mais a Mãe e rezem mais, porque o mundo precisa de oração", destacou.
 
Trono 2025: arte sacra para acolher devotos
 
O arquiteto e professor Almir José Neto, especialista em arquitetura sacra, assinou pelo terceiro ano consecutivo o projeto do trono da Padroeira. Produzida pela marcenaria do Santuário Nacional, a peça reúne elementos como o baldaquino, a pomba do Espírito Santo e referências ao Ano Jubilar, transmitindo a ideia de acolhimento aos devotos.
 
"O legado que quero deixar com essa obra é sempre a evangelização e que os devotos se sintam tocados e abraçados pelo Espírito Santo e por Nossa Senhora. Sou devoto e faço esse projeto por amor e missão", afirmou Almir.