Em 10 meses, o estado de São Paulo superou o número de empresas abertas em 2023, estabelecendo um novo recorde no empreendedorismo. Entre janeiro e outubro de 2024, a cidade registrou a criação de 309.934 novas empresas, superando as 307.326 constituídas em todo o ano de 2023, conforme dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).
Outubro foi um mês de destaque, com 35.406 novas empresas abertas, o maior número mensal da série histórica. Além disso, o saldo líquido mensal de 23.059 empresas e o saldo acumulado de 186.247 em 2024 também representaram recordes, superando os números de 2023.
Até outubro, São Paulo já havia batido recordes de aberturas duas vezes (32.411 em abril e 33.975 em julho) e de saldo líquido outras duas vezes (20.107 em agosto e 21.663 em setembro). Nos últimos dez meses, o estado registrou seis meses com mais de 30 mil empresas abertas, com uma média de 33.858 novas constituições mensais. Esses números excluem Microempreendedores Individuais (MEIs).
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, atribui esse desempenho a medidas como acesso facilitado ao crédito e programas de apoio a micro e pequenos negócios. "São Paulo tem um potencial enorme para atrair novas empresas por vários motivos: boa logística, mercado consumidor potente, ambiente de negócios favorável, entre outros. Queremos desburocratizar cada vez mais este processo, como determina o governador Tarcísio de Freitas, para que os empreendedores possam crescer e contribuir na geração de renda e emprego, movimentando nossa economia", afirma.
Márcio Massao Shimomoto, presidente da Jucesp, complementa: "Esses números refletem o intenso trabalho para fazer de São Paulo um ambiente cada vez mais favorável para empreender. O Governo do Estado faz investimentos que garantem ao empreendedor o suporte e a segurança necessários para iniciar e expandir seus negócios. São Paulo se consolida como a grande vitrine do empreendedorismo no Brasil."
SP na Direção Certa
O programa SP na Direção Certa, do Governo de São Paulo, reúne ações para modernizar a máquina pública, aumentando a eficiência do gasto público e a capacidade de investimento do estado.
Sobre a SDE
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Governo do Estado de São Paulo atua na reindustrialização e atração de investimentos, com foco na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. A pasta também promove a capacitação profissional e o fomento ao empreendedorismo, incluindo linhas de microcrédito do Banco do Povo. As instituições vinculadas à SDE incluem InvestSP, Desenvolve SP e Jucesp.