O município de São Sebastião será o anfitrião da edição do programa ONU-Habitat voltado à Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, que integra o Circuito Urbano 2025. O encontro acontece na quinta-feira (23/10), a partir das 10h, no Auditório da Seduc, e terá como tema "Enfrentando Desafios Urbanos - Caminhos para cidades mais justas e sustentáveis".
A iniciativa é promovida pela Subsecretaria de Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado de São Paulo, com apoio do Ministério das Cidades. O objetivo é estimular o desenvolvimento urbano sustentável e melhorar a qualidade de vida nas cidades e assentamentos humanos.
O ONU-Habitat é o programa das Nações Unidas que atua na promoção de assentamentos humanos social e ambientalmente sustentáveis, buscando moradia adequada para todos. O órgão aponta que as cidades enfrentam desafios demográficos, ambientais, econômicos e sociais sem precedentes, resultado do avanço acelerado da urbanização global.
Atualmente, estima-se que seis em cada dez pessoas viverão em áreas urbanas até 2030, com mais de 90% desse crescimento concentrado na África, Ásia, América Latina e Caribe. Sem um planejamento urbano eficaz, os impactos podem ser severos ? e o ONU-Habitat se coloca como agente estratégico na construção de soluções práticas e integradas para esses desafios.
Durante a reunião em São Sebastião, serão realizadas seis dinâmicas voltadas a temas como regulação urbana, habitação, diagnóstico espacial, harmonização institucional e investimentos municipais.
Programação Completa
9h30 - Recepção
10h30 - Abertura institucional
10h50 - Apresentação das dinâmicas
11h05 - Dinâmica 1: Regulação Urbana e Produção Habitacional - Exposição do cenário regulatório e entraves à produção
11h50 - Dinâmica 2: Mesa com Representantes do Mercado - Debate técnico e moderação de especialistas
12h50 - Dinâmica 3: Geoprocessamento e Diagnóstico Espacial - Leitura de usos e vazios via ortofoto
14h20 - Dinâmica 4: Protocolo HIS e Harmonização Regulatória - Avaliação normativa estadual da HIS
15h20 - Dinâmica 5: Mesa com Representantes do Mercado - Harmonização Institucional e capacidade de convergência regulatória
17h20 - Dinâmica 6: Investimento Municipal e PGV - Avaliação de potencial de arrecadação e investimento