São Sebastião tem desempenho histórico na geração de empregos em 2022

Durante o período, foram geradas 2.269 vagas de emprego com carteira assinada


A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) e de Planejamento (SEPLAN), comemora os resultados expressivos alcançados pelo município na geração de empregos em 2022.

Durante o período, foram geradas 2.269 vagas de emprego com carteira assinada, recorde histórico na cidade desde 2004, ano em que os registros começaram a ser disponibilizados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e da Previdência Social.

Os números também são 55% superiores aos de 2021, quando foram geradas 1.459 vagas de emprego em São Sebastião.

A gestão dos empregos no município é feita pela SEDES, por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), vinculado ao Departamento de Emprego e Renda.

Os setores que mais empregaram em 2022 foram turismo, serviços e construção civil, segundo explica o diretor do Departamento de Emprego e Renda, Afonso da Silva Vale. "O excelente desempenho em empregabilidade é fruto de grandes investimentos feitos pela administração municipal ao longo de todo o município, melhorando a infraestrutura e qualificando a mão de obra, assim como a exposição das belezas naturais de São Sebastião em grandes eventos, incentivando o turista a nos visitar", disse.

Para 2023, diante do grande desafio imposto pela tragédia natural que se abateu sobre o município, o diretor conta que a gestão trabalha muito forte e com velocidade para, a exemplo do que aconteceu na pandemia, ofertar soluções e manter a empregabilidade.

"Estamos com diversas parcerias com o governo do Estado e empresas privadas, visando auxiliar os empresários e empreendedores, e trabalhando duro para reconstruir a cidade e voltar a oferecer ao turista o que o município tem de melhor, as belezas naturais", concluiu.

Liderança regional

Os números de São Sebastião se destacam, também, em relação aos demais municípios do litoral norte, que criaram juntos 1.561 vagas de emprego em 2022.

Se comparada com cidades acima de 80 mil habitantes, São Sebastião figura como a quarta no Estado de São Paulo e a 18ª no Brasil que mais criou vagas de emprego per capita.

Os dados são monitorados pela SEPLAN como parte do Plano Municipal de Desenvolvimento Integrado, instrumento de planejamento utilizado para o estabelecimento de diretrizes, projetos e ações direcionados às secretarias municipais para os próximos anos, integrando, por meio das ações, o desenvolvimento municipal.