Sebrae-SP aponta crescimento nas vendas de pequenos negócios durante a Black Friday 2025

Mais de 68 mil empreendedores devem se beneficiar com o aumento das compras; consumidores mostram comportamento mais planejado e digital.


Os pequenos negócios do Estado de São Paulo devem ser os grandes beneficiados na Black Friday 2025, segundo levantamento do Sebrae-SP. A pesquisa "Black Friday 2025 - Quem compra do pequeno" estima que cerca de 68 mil empreendedores aproveitem o aumento nas vendas neste período. Do total, 54% são micro e pequenas empresas e 46% são Microempreendedores Individuais (MEIs).

De acordo com Felipe Ferreira Barros, coordenador de pesquisas do Sebrae-SP, os consumidores estão cada vez mais atentos e estratégicos. "Muitos brasileiros já esperam pela Black Friday para realizar compras, adiando aquisições e até antecipando os presentes de Natal", explica.

O levantamento aponta que 47% dos consumidores pesquisam os produtos de um a três meses antes da data, enquanto até 24% iniciam a busca entre quatro e seis meses de antecedência. As principais intenções de compra envolvem roupas, calçados e acessórios (49%), seguidos por produtos de beleza e perfumaria (42%), eletrônicos (39%) e eletroportáteis (35%).

Os sites e aplicativos das lojas (44%), as redes sociais (44%) e os marketplaces (41%) são os principais canais de pesquisa por promoções, o que reforça a importância da presença digital integrada para os empreendedores.

Durante as compras, o preço e as ofertas continuam sendo os principais fatores de decisão (29%), seguidos pela qualidade dos produtos (24%). Apesar do avanço das vendas online, o estudo mostra que 27% dos consumidores ainda preferem comprar majoritariamente em lojas físicas, e 24% dividem as compras entre os dois ambientes 0 um comportamento híbrido que vem se consolidando.

A confiança nas promoções também aparece em destaque: 62% dos entrevistados afirmam que as ofertas da Black Friday se destacam no ano, e 74% acreditam que os descontos são mais vantajosos nas lojas online.

Quanto aos gastos, 58% dos consumidores pretendem investir mais na Black Friday deste ano, com ticket médio de R$ 1.639,60. Além disso, 25% pretendem usar o 13º salário para as compras e 21% dividirão o valor entre as promoções e as despesas de fim de ano.

O PIX deve ser o meio de pagamento mais utilizado (66%), seguido pelo cartão de crédito à vista (41%), parcelado (41%), débito (31%) e dinheiro (20%).

A pesquisa foi realizada entre 29 de setembro e 14 de outubro de 2025, com 670 consumidores paulistas. O objetivo do estudo é compreender o comportamento do público durante a Black Friday e oferecer aos pequenos negócios dados estratégicos para aumentar a competitividade e as vendas no período mais aguardado do varejo.