Semana Mundial de Conscientização da violência contra a pessoa idosa é celebrada em Pindamonhangaba

Confira as ações realizadas na cidade


A cidade de Pindamonhangaba se mobilizou no último sábado (17) para marcar a Semana Mundial de Conscientização Sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa. Realizado no Largo do Quartel, o evento contou com uma série de atividades e orientações promovidas pelo Conselho Municipal do Idoso, em parceria com a Secretaria da Assistência Social da Prefeitura e o apoio de diversas instituições, incluindo a OAB e a FASC.

Com música ao vivo, apresentações de dança, dança circular e uma blitz educativa, a programação proporcionou momentos de reflexão e integração. Além disso, depoimentos emocionantes de membros do Conselho, da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Esportes deram voz às preocupações e lutas em relação à violência contra os idosos.

O secretário de Esportes, Everton Chinaqui, elogiou a iniciativa e destacou o compromisso da pasta em promover atividades e projetos voltados para os idosos, reconhecendo o esporte como um elemento essencial para a saúde, o bem-estar e o respeito aos mais velhos.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Ágata Irina Vilani, ressaltou a importância de conscientizar a população sobre o respeito aos idosos e a necessidade de combater diversos tipos de violência, sejam eles físicos, psicológicos, financeiros, patrimoniais ou sexuais. Ela destacou que o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, oficialmente reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, representa uma oportunidade de unir o mundo em repúdio aos abusos sofridos pelos idosos.

A secretária adjunta de Assistência Social, Thais Batista do Carmo, enalteceu o trabalho do Conselho e reiterou o apoio da secretaria às ações de prevenção e conscientização voltadas aos idosos.

O evento também contou com a presença da vereadora Regininha, do reitor da FASC, Eduardo Aguiar, e de representantes de associações e instituições comprometidas com a causa dos idosos.