Neste domingo (21), das 14h às 18h, acontece no Shopping Pátio Pinda um encontro de conscientização sobre TEA (Transtorno do Espectro Autista), TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) e TOD (Transtorno Opositivo-Desafiador). A ação é promovida pelo Grupo Mães de Azul e integra as ações em prol do mês que destaca a relevância em se abordar esse tema.
O evento é destinado ao público em geral, em especial para famílias que buscam aprender mais sobre esses transtornos. "Esta iniciativa visa oferecer ao público em geral, em especial famílias atípicas e profissionais da área da educação, um conhecimento mais aprofundado, acerca de cada tema abordado. Preparando todos para saberem lidar com situações diversas, seja em casa, em sala de aula e em lugares públicos, de forma geral. E, claro, acima de tudo, promover a conscientização da sociedade sobre os temas", comenta Marilene Matias, integrante do grupo Mães de Azul, sobre a importância desse movimento - que acontece em parceria com a Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos de Pindamonhangaba, a OAB Pindamonhangaba, o Espaço Acolher e o Shopping Pátio Pinda.
Às 14h acontece a primeira palestra com a Neuropsicopedagoga e especialista em Educação Especial Inclusiva, Fernanda Oliveira, sobre "TEA, TDAH e TOD - O que é preciso saber para o manejo das crises e o bom desenvolvimento da relação escola e família". Na sequência, às 14h45, a escritora e Psicopedagoga Clínica e Institucional com especialização em Educação Infantil, Vanessa Alves, guiará uma Contação de Histórias com o livro "O Despertar", com oficina de atividades sobre a história. Às 15h30, Juliana Mara e Anderson Cata, especialistas em Neurociência, Educação e Música, irão falar sobre "Musicoterapia e o Autismo".
Para encerrar a programação, às 16h15, o Neurocientista Dr Fernando Lauria abordará o tema "Existe um tratamento mais apropriado para o autismo". O público também poderá conferir a venda de artigos do Grupo Mães de Azul e os estandes da OAB e CMPD para atendimento ao público, além de participar de atividades neuropsicopedagógicas e psicomotoras.