Shopping Pátio Pinda oferece tarde de conscientização sobre TEA, TOD e TDAH com grupo "Mães de Azul"

Três palestras com especialistas da região estão na programação do evento aberto ao público


Neste domingo (21), das 14h às 18h, acontece no Shopping Pátio Pinda um encontro de conscientização sobre TEA (Transtorno do Espectro Autista), TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) e TOD (Transtorno Opositivo-Desafiador). A ação é promovida pelo Grupo Mães de Azul e integra as ações em prol do mês que destaca a relevância em se abordar esse tema.

O evento é destinado ao público em geral, em especial para famílias que buscam aprender mais sobre esses transtornos. "Esta iniciativa visa oferecer ao público em geral, em especial famílias atípicas e profissionais da área da educação, um conhecimento mais aprofundado, acerca de cada tema abordado. Preparando todos para saberem lidar com situações diversas, seja em casa, em sala de aula e em lugares públicos, de forma geral. E, claro, acima de tudo, promover a conscientização da sociedade sobre os temas", comenta Marilene Matias, integrante do grupo Mães de Azul, sobre a importância desse movimento - que acontece em parceria com a Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos de Pindamonhangaba, a OAB Pindamonhangaba, o Espaço Acolher e o Shopping Pátio Pinda.

Às 14h acontece a primeira palestra com a Neuropsicopedagoga e especialista em Educação Especial Inclusiva, Fernanda Oliveira, sobre "TEA, TDAH e TOD - O que é preciso saber para o manejo das crises e o bom desenvolvimento da relação escola e família". Na sequência, às 14h45, a escritora e Psicopedagoga Clínica e Institucional com especialização em Educação Infantil, Vanessa Alves, guiará uma Contação de Histórias com o livro "O Despertar", com oficina de atividades sobre a história. Às 15h30, Juliana Mara e Anderson Cata, especialistas em Neurociência, Educação e Música, irão falar sobre "Musicoterapia e o Autismo".

Para encerrar a programação, às 16h15, o Neurocientista Dr Fernando Lauria abordará o tema "Existe um tratamento mais apropriado para o autismo". O público também poderá conferir a venda de artigos do Grupo Mães de Azul e os estandes da OAB e CMPD para atendimento ao público, além de participar de atividades neuropsicopedagógicas e psicomotoras.