O Sindicato Rural de Pindamonhangaba alcança a marca de 60 anos de fundação, e a celebração dessa trajetória foi marcada pelo lançamento do livro "Sindicato Rural de Pindamonhangaba - 60 Anos Cultivando Histórias", apresentado durante o evento comemorativo realizado no dia 29 de novembro, na Fazenda Princesa do Norte.
Além do lançamento da obra, a celebração foi marcada por emoção com a homenagem ao associado Jorge Leal Raposo Lopes e pelas moções de reconhecimento entregues pela Câmara Municipal ao Sindicato e seus diretores.
"Hoje é um dia bastante especial para todos que acompanham a história do Sindicato Rural de Pindamonhangaba. Fazer parte da diretoria, quando o sindicato completa 60 anos, é um presente e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade. Dar continuidade ao projeto pensado lá em 1965 é pensar diariamente em como promover o desenvolvimento do produtor rural, em especial de nossos associados", comentou Carlos Alberto Faria Raposo Lopes, presidente do Sindicato Rural.
A importância da instituição para a cidade também foi reconhecida pela Câmara de Pindamonhangaba. Durante a celebração, o vereador Felipe César Filho entregou uma moção ao Sindicato Rural e outra especial ao presidente Carlos Alberto Faria Raposo Lopes e aos diretores Thiago Ribeiro e Damião Rodrigues, como forma de homenagear tudo o que representam para o município.
"Celebrar os 60 anos do Sindicato Rural de Pindamonhangaba é reconhecer uma história feita de dedicação, união e amor pelo nosso campo. É impossível falar dessa trajetória sem agradecer a todos que já passaram pela instituição e deixaram sua marca, e também aos que hoje seguem trabalhando com tanto compromisso para fortalecer a agricultura da nossa cidade. Parabéns ao Sindicato Rural pelos seus 60 anos", destacou o vereador.
Durante o evento, foi feita a entrega simbólica do livro aos representantes das famílias que contribuíram com informações essenciais para a publicação, cujo objetivo é eternizar pessoas e momentos, além de prestar homenagem especial às famílias que vieram para Pindamonhangaba e contribuíram para o fortalecimento do Sindicato e para o desenvolvimento do município.
"Após meses de trabalho, com entrevistas e levantamento de fatos importantes, o livro apresenta um pouco dos 60 anos de história do Sindicato Rural, além de abrir espaço para algumas famílias que contribuíram para o desenvolvimento rural do município. A iniciativa busca inspirar futuras gestões a olharem para o futuro, mas sempre encontrando inspiração no passado construído pelos fundadores", explicou João Bosco Andrade Pereira, diretor do Sindicato Rural e membro da comissão responsável pela obra.
O dia também foi marcado por forte emoção durante a homenagem ao associado Jorge Leal Raposo Lopes, um dos doadores do terreno onde hoje está a sede do Sindicato Rural. O neto do associado, Guilherme Campello Raposo Lopes, leu um texto em homenagem ao avô, enquanto Eduardo Faria Raposo Lopes, filho do homenageado, recebeu uma placa de prata em seu nome. Como parte da homenagem, a pista onde acontecem as provas equestres passou a receber o nome de Jorge Leal Raposo Lopes.