O SISREG - plataforma on-line nacional de agendamento de exames e consultas com médicos - tem apresentado vários problemas no mês de setembro.
Esta falha no programa, que é de responsabilidade do SUS/Ministério da Saúde/Governo Federal, tem gerado dificuldades e lentidão para o agendamento de exames e de consultas em Pindamonhangaba.
A Secretaria Municipal de Saúde já cobrou do Governo Federal a correção dos problemas que têm causado a inoperância parcial do sistema. De acordo com comunicado do SUS, via Ministério da Saúde, a falha ocorre em virtude de uma nova atualização na plataforma. Com isso, apenas em alguns momentos do dia o sistema tem funcionado corretamente, porém, mesmo assim, apresentado bastante demora - o que tem prejudicado e, em alguns casos, impedido o agendamento com a população.
O Governo Federal informou que "técnicos dos departamentos de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas e de Informática do SUS estão trabalhando para identificar os problemas na operacionalização do sistema o mais breve possível".
A Secretaria de Saúde compreende as queixas da população a respeito dos problemas no SISREG e manterá cobrança ao Governo Federal, via Ministério da Saúde, para que apresente uma solução rápida e eficiente para o caso.
Enquanto a falha não é solucionada, funcionários da Secretaria de Saúde têm efetuado marcações (agendamento de consultas principalmente) no modo manual - para tentar normalizar o atendimento ao público. Entretanto, por esta maneira, não é possível atender um elevado número de pacientes, pois o atendente não possui o agendamento efetuado em outro prédio/unidade.