Suzano amplia participação na Virada Sustentável 2025 com ações de educação ambiental e apoio a comunidades
Empresa promoveu concurso cultural com escolas do Vale do Paraíba e apresentou projetos sociais durante o maior festival de sustentabilidade da América Latina.
A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos a partir do eucalipto, esteve presente na 15ª edição da Virada Sustentável, realizada entre os dias 17 e 21 de setembro em São Paulo. O evento, considerado o maior festival de sustentabilidade da América Latina, celebrou 15 anos de história com 55 edições realizadas em diversas cidades brasileiras, promovendo debates e experiências criativas sobre temas como justiça climática, mudanças climáticas, consumo consciente e biodiversidade.
Nesta edição, a empresa ampliou sua participação com iniciativas voltadas à educação ambiental e ao fortalecimento de comunidades. Em parceria com a Reconectta e o Movimento Escolas pelo Clima, a Suzano promoveu um concurso cultural entre escolas públicas estaduais de municípios onde atua. Estudantes foram convidados a produzir vídeos criativos em diferentes formatos, respondendo à pergunta: "Como plantar um futuro mais sustentável e otimista diante das mudanças climáticas?".
Quatro escolas participaram do desafio, entre elas a EE Professor Antônio José de Siqueira, de Jacareí, e a EE Dr. Flair Armany, de Caçapava. As três melhores propostas receberam troféus, medalhas, livros, brindes e certificados, além de uma viagem custeada para São Paulo, onde os estudantes participaram da cerimônia de premiação, de uma roda de conversa com especialistas e de uma oficina de audiovisual e redes sociais.
Além da ação educacional, a Suzano também apresentou projetos sociais apoiados pela empresa, como o grupo Artesãs de São Silvestre (Jacareí), o coletivo Cerâmica Vargem do Tanque (Cunha), o programa Colmeias (Taubaté) e o projeto Empreendedores de Americana (Americana). Os representantes ofereceram oficinas de microbordado, cerâmica e fabricação de velas de cera de abelha, além de comercializarem seus produtos durante o evento.
Para a companhia, a presença na Virada Sustentável representa uma oportunidade de diálogo com a sociedade. "Participar da Virada Sustentável significa dialogar com diferentes públicos sobre os desafios climáticos e apresentar soluções que passam pela educação, geração de renda e valorização de comunidades. Seguimos orientados pelo nosso direcionador de que só é bom para nós se for bom para o mundo", destacou Beatriz Greco Távora, coordenadora de Relacionamento Social da Suzano.