Suzano aposta em startup que molda tecidos sustentáveis em 3D

A tecnologia da Simplifyber elimina etapas tradicionais da indústria têxtil, como fiação, tecelagem, corte e costura, ao utilizar um material líquido proprietário, o Fybro.


A Suzano Ventures, braço de venture capital da Suzano, maior produtora de celulose do mundo, anunciou uma parceria com a Simplifyber, startup norte-americana que desenvolveu uma tecnologia inovadora de moldagem 3D de materiais à base de fibras naturais. O objetivo é impulsionar soluções sustentáveis para os setores de moda, automotivo, estofados e bens de consumo.
 
 
A Suzano liderou uma rodada Série A de investimento no valor de US$ 12 milhões na Simplifyber, que também contou com a participação de fundos como At One Ventures, Techstars, Plug and Play, entre outros.
 
A tecnologia da Simplifyber elimina etapas tradicionais da indústria têxtil, como fiação, tecelagem, corte e costura, ao utilizar um material líquido proprietário, o Fybro, feito de fibras naturais. Esse material pode ser moldado diretamente em 3D para criar itens como calçados e bolsas, biodegradáveis e de origem renovável.
 
"Estamos entusiasmados em contribuir com o desenvolvimento da Simplifyber, que tem o potencial de revolucionar as cadeias de fornecimento têxteis e substituir materiais sintéticos por alternativas sustentáveis", afirma Paula Puzzi, gerente sênior da Suzano Ventures.
 
Segundo a CEO e cofundadora da Simplifyber, Maria Intscher-Owrang, a parceria com a Suzano vai acelerar o crescimento da empresa. "A Suzano é uma das nossas principais fornecedoras de fibras desde o início, e agora se torna uma investidora estratégica essencial para levarmos nossa tecnologia a mais mercados e reduzirmos o impacto ambiental da indústria."
 
Com o investimento, a startup planeja fortalecer sua atuação em ciência dos materiais e engenharia, ampliar a produção, desenvolver novos negócios e construir instalações em escala piloto. Fundada em 2021, a Simplifyber já apresentou seu primeiro produto, um tênis com parte superior moldada em celulose, na Semana de Moda de Paris, em colaboração com a marca GANNI.