Suzano inclui a Tecnologia ILPF para ampliar seu portfólio no Estado de São Paulo

A empresa está comprometida em promover inovação e sustentabilidade por meio de investimentos em tecnologia


Suzano, líder global na produção de bioprodutos provenientes do cultivo de eucalipto, está expandindo seu escopo de negócios no Estado de São Paulo, incorporando a prática da ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta) em seu portfólio, graças ao seu envolvimento na Rede ILPF.

A Associação Rede ILPF, composta e co-financiada por diversas empresas, tem como missão pesquisar tecnologias de integração, realizar diagnósticos regionais sobre a viabilidade da ILPF, capacitar profissionais e promover a adoção generalizada da integração lavoura-pecuária-floresta por produtores rurais, independentemente do tamanho de suas propriedades.

A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) é uma estratégia de produção que harmoniza sistemas agrícolas, pecuários e florestais em uma mesma área, com o objetivo de otimizar o uso da terra, aumentar a produtividade, diversificar a produção e garantir a qualidade dos produtos. Além disso, a ILPF contribui para a redução da expansão de áreas agrícolas, a mitigação das emissões de gases de efeito estufa e melhora o bem-estar animal. Essa abordagem versátil pode ser aplicada em diversos tipos de cultivos, trazendo benefícios econômicos, ambientais e sociais.

Suzano promove a incorporação de componentes florestais em áreas destinadas à pecuária como parte de uma estratégia para revitalizar pastagens degradadas. Além da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), a empresa mantém abordagens de arrendamento, parceria e fomento florestal em sistemas de cultivo tradicionais, visando atender às diversas demandas e perfis de produtores rurais.

O Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) oferece uma alternativa vantajosa para o setor agropecuário local, ampliando a gama de produtos comercializáveis das propriedades rurais e, ao introduzir árvores, reduzindo ou eliminando as emissões de gases do efeito estufa (GEE) provenientes das atividades agropecuárias. Isso habilita o produtor a participar de iniciativas voltadas para uma economia com baixa emissão de carbono, em consonância com as estratégias da Suzano para contribuir com a descarbonização em escala global.

"Participar de iniciativas com a Tecnologia ILPF é extremamente importante para garantirmos o suprimento de fibras, carne e alimentos e gerarmos no planeta as mudanças e os impactos positivos que almejamos. É ir além das nossas divisas de propriedade para disponibilizar para a sociedade mais oportunidades no agronegócio regional. A parceria com a Rede está diretamente alinhada ao nosso compromisso de desenvolver soluções sustentáveis para nossas operações e dos nossos parceiros florestais. Por isso, queremos ampliar a nossa contribuição ao trabalho realizado pela Rede ILPF e gerar sinergias entre os associados no âmbito da pesquisa e tecnologia", afirma Reinaldo Rocha, gerente de Negócios Florestais da Suzano em São Paulo.

A companhia já conta com compromissos voluntários de reduzir suas emissões e ampliar a remoção de gases da atmosfera, os quais compõem os "Compromissos para Renovar a Vida", um conjunto de 15 metas públicas de longo prazo estabelecidas pela Suzano e que podem ser acompanhadas aqui.

Caravana ILPF: Unindo Forças para um Agro Mais Sustentável

A Caravana ILPF representa uma iniciativa conjunta da Rede ILPF e suas empresas parceiras, incluindo Suzano, Bradesco, Cocamar, John Deere, Minerva Foods, SOESP, Syngenta, Timac Agro e Embrapa. O principal propósito desta iniciativa é disseminar a Tecnologia ILPF e incentivar sua adoção em novas regiões do Brasil. Além disso, a Caravana realiza diagnósticos regionais para identificar desafios e oportunidades nas áreas de produção em todo o país.