A Suzano, líder global na produção de bioprodutos derivados do cultivo de eucalipto, está prestes a comemorar seu centenário e destaca-se em índices e classificações ESG recentes. Tais avaliações, que analisam critérios ambientais, sociais e de governança corporativa, colocam a empresa entre as mais bem avaliadas no Brasil e no mundo nos últimos meses.
De acordo com a Sustainalytics, renomada empresa global de pesquisa, classificações e dados, a avaliação anual da Suzano foi atualizada e permaneceu na categoria de "Baixo risco", a mais elevada na classificação. Isso indica que, segundo a análise da Sustainalytics, a Suzano apresenta baixa probabilidade de enfrentar impactos significativos decorrentes de questões ESG, expressão internacional que abrange práticas ambientais, sociais e de governança.
A Suzano também passou por avaliação no Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI), um dos mais destacados índices globais de sustentabilidade. A empresa manteve sua posição firme, classificando-se como a terceira empresa mais bem avaliada em seu setor. Esse desempenho reafirma a consistência da Suzano em práticas ESG, além de evidenciar avanços significativos em áreas como segurança da informação, estratégia climática, análise de ciclo de vida, saúde e segurança, diversidade e gestão de fornecedores.
Para complementar essas conquistas, em dezembro foi divulgada a lista de empresas integrantes do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) 2024 da B3. A Suzano, mais uma vez, figura nessa carteira, registrando uma evolução em sua pontuação, que passou de 81,8 para 85,3. O ISE engloba 78 empresas de 36 setores, sendo uma ferramenta abrangente que avalia o desempenho das companhias listadas, considerando critérios como sustentabilidade corporativa, justiça social, equilíbrio ambiental e governança corporativa.
Em 2023, a empresa conquistou o selo Platinum no EcoVadis Sustainability Rating 2023, uma organização de referência em classificação de sustentabilidade empresarial, que avalia a qualidade dos processos de gestão de Responsabilidade Social em empresas ao redor do mundo. Marcando o segundo ano consecutivo de participação no rating, a companhia alcançou uma pontuação de 78, nove pontos acima do resultado de 2022. Esse desempenho a posicionou entre as 1% melhores empresas avaliadas globalmente pela EcoVadis.