Suzano recebe visita do Ministro da Infraestrutura

Implantado em parceria com a DP World Santos, novo terminal no Porto de Santos (SP) é um dos mais modernos do país, tem capacidade instalada para 150 mil toneladas de celulose e pode receber até quatro navios simultaneamente


A Suzano e a DP World Santos, receberam a visita do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, acompanhado por comitiva formada pelo Secretário Nacional de Portos, Diogo Piloni, e membros da Diretoria da SPA no seu mais novo complexo de celulose instalado na margem esquerda do Porto de Santos (SP).

Em operação desde abril deste ano e com investimento de R$ 700 milhões, o complexo é considerado um dos mais modernos do país para armazenar e movimentar este tipo de produto. O espaço possui um armazém de 35 mil metros quadrados, com capacidade estática para mais de 150 mil toneladas do produto.

Também integram as instalações um novo viaduto, destinado à interligação rodoviária entre as áreas do armazém e de cais do terminal, a expansão do berço de navios para 1.100 metros, uma ponte de acesso, três Dolfins de amarrações e um ramal ferroviário. A ampliação possibilitou o terminal operar ao mesmo tempo até dois navios dedicados às operações de celulose e a DPWorld receber até quatro navios simultaneamente.

Outra novidade é a automatização da operação com o emprego de pontes rolantes para movimentação de cargas, que podem ser operadas remotamente a partir de uma sala de controle em que os operadores realizam os movimentos por meio de um joystick, visualizando as condições operacionais através de imagens transmitidas em tempo real para o painel de controle o que proporciona maior dinamismo, eficiência e segurança das operações.

"O novo complexo vem ao encontro dos valores da Suzano e está dentro do padrão de excelência e segurança pelo qual somos reconhecidos no mercado. Todo o projeto foi pensado para conciliar eficiência e tecnologia com sustentabilidade", ressaltou Wellington Giacomin, Diretor de Suprimentos e Logística.