Suzano retirou mais de 45 mil pessoas da pobreza em 2024

Do total de beneficiados, 65,5% são mulheres e 70% são pessoas pretas ou pardas.


A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global em bioprodutos de eucalipto, avançou significativamente em seu compromisso social ao longo do último ano. De acordo com o recém-lançado Relatório de Sustentabilidade 2024 da companhia, suas iniciativas ajudaram mais de 45 mil pessoas a saírem da linha da pobreza apenas no ano passado. Desde 2020, o total de beneficiados já chega a 97.342, quase metade da meta da empresa de retirar 200 mil pessoas dessa condição até 2030.

Para alcançar esse objetivo, a Suzano investe em soluções escaláveis, parcerias estratégicas e arranjos territoriais. Em 2024, foram destinados R$ 28,6 milhões a iniciativas sociais que beneficiaram mais de 158 mil pessoas em estados como Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Ceará, Pará, São Paulo e Tocantins. Além disso, a companhia captou mais de R$ 32 milhões com parceiros como Ambev, Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), USAID, Senai, VLI Multimodal, Fundação Banco do Brasil e Gerando Falcões, garantindo a continuidade dos projetos até 2027.

Do total de beneficiados, 65,5% são mulheres e 70% são pessoas pretas ou pardas, reforçando o papel das iniciativas na promoção da diversidade e na redução das desigualdades. Além disso, a companhia ampliou a contratação de pessoas em situação de vulnerabilidade em sua cadeia de valor. O número de empresas engajadas na inclusão social cresceu 442% em relação a 2023, e 22,5% das contratações feitas em suas operações foram de pessoas em condições vulneráveis.

"Os resultados que alcançamos nos últimos anos reforçam o nosso compromisso com a transformação social e o futuro das próximas gerações. Grandes avanços nessa agenda só são possíveis com colaboração e engajamento de diversos atores da sociedade", afirma Marina Negrisoli, diretora de Sustentabilidade da Suzano.

O impacto dos investimentos sociais da empresa também foi mensurado: em 2023, os R$ 588 milhões aplicados geraram um retorno social de 16,7 vezes o valor investido. Isso significa que, para cada R$ 1 investido, R$ 16,7 foram revertidos para a sociedade.

Entre os projetos que contribuem para esse impacto está o Trilha de Desenvolvimento, da Rede Cidadã, que capacita e insere no mercado de trabalho pessoas em situação de vulnerabilidade. Com um investimento de R$ 1,6 milhão, a iniciativa já beneficiou 21.243 pessoas nos estados de São Paulo, Ceará e Espírito Santo, incluindo jovens, mulheres, pessoas pretas e pardas e o público LGBTQIAPN . Em 2024, mais de 7 mil pessoas saíram da pobreza graças ao projeto.

As ações sociais da Suzano estão organizadas em seis frentes: Extrativismo Sustentável, Reciclagem Inclusiva, Empreendedorismo, Redes de Abastecimento Territorial, Acesso ao Emprego e Cadeia de Valor Suzano. O relatório completo sobre as iniciativas da empresa está disponível no site oficial.

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