ThermoScan monitora temperatura corporal de participantes de evento no ITA

O uso do equipamento faz parte do protocolo de segurança em virtude da pandemia de Covid-19


O Grupo Akaer está presente no Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos, com o Opto-ThermoScan, câmera termal para identificação da temperatura corporal dos participantes do evento, que acontece nesta terça-feira (29) e quarta-feira (30). Esse suporte técnico da Akaer com o ThermoScan atende os protocolos de segurança em virtude da pandemia de Covid-19.

O ThermoScan está localizado à entrada do evento, fazendo o monitoramento corporal e identificando estado febril entre as pessoas que circulam pelo local. O estado febril é um dos sintomas de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus.

De acordo com o ITA, o SIGE é um evento anual promovido pelo instituto com o objetivo de criar um ambiente de troca de experiências entre os setores acadêmicos, industriais e operacionais das Forças Armadas, em temas de ensino, pesquisa e desenvolvimento em áreas de Defesa.

O evento é realizado em São José dos Campos desde 1998 e está em sua 22ª edição. Por conta da pandemia, este ano o ITA está fazendo em um formato híbrido, presencial no primeiro dia e a distância no segundo dia.

O SIGE é organizado pela Comissão de Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais, que conta com a participação voluntária de todos os alunos de mestrado e doutorado do programa.

Opto-ThermoScan

O Opto-ThermoScan foi desenvolvido pela Opto para uso militar, mas com a pandemia do novo coronavírus, o equipamento foi adaptado para ser usado como auxiliar da saúde pública.

Trata-se de um equipamento capaz de monitorar a temperatura corporal simultaneamente de vários indivíduos em um grupo, a distância, sem a necessidade de intervenção pessoal de um agente da saúde, o que contribui para melhoria do processo de triagem, reduzindo a probabilidade de contágio nestes ambientes.