A Taxa de Preservação Ambiental (TPA) rendeu um valor total R$ 8.717.718,59 em Ubatuba, de acordo com o Portal de Transparência da prefeitura.
Uma estimativa com base nas câmeras de monitoramento que ficam nas entradas de Ubatuba devido à cobrança da Taxa de Preservação Ambiental (TPA), aponta que de fevereiro a julho, quase 700 mil veículos visitaram a cidade.
Entenda a TPA
A Taxa de Preservação Ambiental (TPA) instituída pela lei 09/2018 prevê cobranças diárias de acordo com a data de entrada e de saída do veículo. Todo o processo é gerenciado pela empresa Eco Ubatuba.
A receita suplementar será investida no ecossistema de Ubatuba visando diminuir os impactos causados pelas mudanças abruptas dos números de habitantes e visitantes da cidade.
O secretário do Meio Ambiente, Guilherme Adolpho, em uma reunião sobre a implementação do TPA em Ilha Comprida, na última sexta-feira (14), esclareceu aos presentes as diretrizes que foram tomadas em Ubatuba e os impactos positivos que a implementação da taxa trouxe ao município, como proporcionar investimentos em melhorias de estruturas voltadas ao turismo e de preservação do meio ambiente, que sempre sofreram durante as temporadas de verão. E ressaltou sobre os desafios de se construir um planejamento e consolidar uma gestão participativa junto com a sociedade civil de forma a trazer resultados.
Os turistas da cidade
Do total de 700 mil visitantes, 270.205 possuem placa da cidade de São Paulo. Em seguida, o maior número de veículos é com placas de Belo Horizonte, entretanto, supõem-se que a maioria seja de locadoras de automóveis. Em terceiro lugar, vem a cidade de Taubaté, com 78.614.
De acordo com a empresa Ecoubatuba, responsável pela cobrança no município, o registro de dados estatísticos precisos sobre a origem dos turistas que visitam a cidade é inédito.
O município também tem registrado a visita de turistas estrangeiros. Entre final de dezembro e começo de janeiro, o Centro de Informações Turísticos (CIT) recebeu 20 pessoas oriundas de outros países - 12 Argentina, quatro da Suíça, três dos Estados Unidos e um da França.