A Secretaria de Saúde inicia, a partir da próxima segunda-feira (6), o cadastramento de felinos da nossa cidade para aplicação da vacina V4. Os moradores de Tremembé deverão fazer o cadastro pelo telefone (12) 3674.3301, das 9h às 16h, o prazo se encerra dia 10 de fevereiro.
Após o período de cadastramento, o Centro de Observação Animal (COA) de Tremembé entrará em contato com o tutor para fazer o agendamento da aplicação da vacina. A vacina v4, ou quadrupla, como também é chamada, deve ser aplicada em gatos filhotes e adultos e tem atuação abrangente no sistema imunológico do animal.
Esta vacina protege os gatos contra 4 doenças, sendo:
- Panleucopenia: inicialmente causa infecção intestinal, caracterizada por início súbito seguida de depressão, vômito e diarreia. Se não tratada devidamente, ocasiona desidratação grave e tem alto risco de mortalidade.
- Rinotraqueíte: causa espirros, secreção nasal e ocular, anorexia (falta de apetite, o gato não come), febre alta e aborto em casos de gatas prenhes.
- Calicivirose: caracterizada por desencadear corrimento nasal e ocular, conjuntivite, úlceras na língua e nos lábios. Pode ocorrer também dificuldade para respirar, pneumonia e claudicação (o animal fica mancando).
- Clamidiose: causa espirros, lacrimejamento nos olhos, conjuntivite, tosse, dificuldade respiratória e anorexia. Estas últimas três doenças (Rinotraqueíte, Calicivirose e Clamidiose) também são conhecidas como o Complexo da Gripe Felina.
Ou seja, o resultado compõe 4 antígenos vacinais de 4 vírus distintos, por isso o batismo "vacina v4". A grande vantagem dessa vacina é que o gato recebe uma única agulhada para se proteger contra várias doenças, evitando desconforto para o animal (o seu gato receberá uma agulhada ao invés de 4).