Tremembé recebe projeto BikeCine, cinema gratuito com energia gerada a partir de bicicletas

\Sessão será no próximo sábado (30); caminhão da Boa Energia, da EDP, também estará presente para levar experimentos divertidos à população.


Tremembé recebe, no Sábado de Aleluia (30), a última sessão gratuita do projeto BikeCine do mês de março. Com patrocínio da EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba, o projeto já passou este mês por três cidades da região. Outras seis cidades devem receber o BikeCine em abril. O cinema itinerante funciona apenas com energia limpa e sustentável, gerada pelo próprio público, pedalando. O projeto une entretenimento, sustentabilidade e esporte.

A programação traz filmes longas-metragens para todos os públicos e serão exibidas a animação "Encanto" e o musical "Nosso Sonho". Os ingressos on-line ficam disponíveis para o público pelo site https://bikecine.com.br/. Haverá também uma cota de ingressos com distribuição presencial, 1 hora antes do evento.

 

Como funciona o BikeCine

O público pode escolher de onde assistir aos filmes: acomodado na plateia de cadeiras ou pedalando nas estações de bicicletas, participando ativamente. São 10 bicicletas fixas e seis bases para acoplar as "bikes" trazidas pelo próprio público, totalizando 16 estações que captam a energia gerada pelos ciclistas. Também é possível colaborar pelo "pedal de mão", ideal para diversão das crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, promovendo maior acessibilidade. O BikeCine é para todos.

A energia gerada é consumida no momento e, quanto mais rápidas forem as pedaladas, maior é a energia produzida. Um sinalizador exibe a carga de energia em tempo real e avisa se for preciso pedalar mais. Se baixar, os ciclistas são estimulados ou convidados ao revezamento durante as sessões.

 

A exibição dos filmes no BikeCine é feita na tela inflável da Airscreen, equipamento com tecnologia de ponta, que oferece projeção de alta qualidade ao ar livre. Tudo para garantir a melhor experiência ao público.

Caminhão da Boa Energia

A passagem do BikeCine por Tremembé traz um ingrediente especial, com a presença do Caminhão da Boa Energia da EDP. O veículo é um laboratório itinerante em que os visitantes vivenciam uma série de experimentos, aprendendo, na prática, temas como a preservação dos recursos naturais, a história da energia, os tipos de geração de energia, segurança com pipas e rede elétrica, além de dicas para usar equipamentos elétricos dentro de casa com maior eficiência.

Algumas das atividades do caminhão-laboratório da EDP:

- Painéis Interativos de Eletrodomésticos - painéis no formato de quebra-cabeça estimulam a interatividade para disseminação do bom uso da energia elétrica.

- Gerador de Van der Graff - produz o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cúpula isolada da terra, pois o cabelo fica eletrizado com cargas da mesma polaridade, que consequentemente se repelem;

- Globo de Plasma - experimento que mostra como uma pessoa passa a ser um condutor elétrico;

- Bicicleta Geradora de Energia - ao pedalar uma bicicleta ergométrica, o esforço transforma energia mecânica em energia elétrica e a energia produzida acende lâmpadas de LED;

- Anel Saltador - o campo magnético da bobina induz uma corrente elétrica no anel, produzindo assim um campo magnético ao redor do anel.

- Arco Voltaico / Chispa - um arco voltaico é resultante de uma ruptura de um gás a qual produz uma descarga, simulando a energia em movimento.

- Pilha Humana - quando encostamos as mãos sobre as placas, fechamos através do nosso corpo um circuito eletrolítico capaz de gerar uma corrente elétrica.

- Comparativo entre Lâmpadas - o experimento simula o consumo e a luminosidade entre uma lâmpada fluorescente compacta e uma lâmpada de LED.

- Sistema de Geração Fotovoltaica - placas de geração de energia utilizam a energia do Sol para gerar parte da energia elétrica que é usada no caminhão.

Calendário

Em abril, as sessões gratuitas do BikeCine passam por Taubaté (06/04), Jambeiro (07/04), Aparecida (11/04), Lorena (14/04), Potim (18/04) e Santa Branca (19/04).

O BikeCine é uma experiência cultural colaborativa, ecológica, inclusiva e diferenciada. O projeto tem parceria de desenvolvimento com os já bem-sucedidos cinemas ao ar livre, o Cine Autorama e o CineSolar, conta também com parceria do projeto Cine Pedal, da produtora uruguaiana Efecto Cine.

O BikeCine é viabilizado no Vale do Paraíba por meio do ProAC, com patrocínio da EDP, correalização Efecto Cine e realização BikeCine e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo.