Troca gratuita de lâmpadas comuns por LED para moradores do bairro Araretama em Pindamonhangaba esta semana

Projeto Van da Boa Energia, da EDP, oferece serviços como o cadastro na Tarifa Social de Energia, promovendo acesso e benefícios para a população.


Nesta semana, os moradores de Pindamonhangaba têm acesso facilitado aos serviços da EDP, distribuidora de energia da região. Até sexta-feira (26), a Van da Boa Energia - unidade móvel de atendimento - estará no bairro Araretama, oferecendo diversos serviços à população.

O veículo está estacionado em frente ao Condomínio Bem Viver, na Rua Antônio Fernandes, 240. No local, será possível realizar a troca gratuita de lâmpadas antigas por modelos de LED, que consomem menos energia. Cada cliente pode trocar até 10 unidades, mediante apresentação da última conta de energia paga, documento de identidade com CPF e entrega das lâmpadas usadas.

Além das trocas, a unidade também orienta sobre a Tarifa Social de Energia, que garante isenção de até 80 kWh na conta de luz, e disponibiliza serviços como negociação de débitos, atualização cadastral e informações sobre consumo consciente. O atendimento acontece das 10h às 15h.

Tarifa Social de Energia

A iniciativa integra o Programa de Eficiência Energética da EDP, regulado pela ANEEL, e busca ampliar o acesso de famílias ao benefício da Tarifa Social. De acordo com a Medida Provisória 1300/2025, as famílias inscritas têm isenção de cobrança no consumo mensal de até 80 kWh.

O cadastro e a atualização podem ser feitos no site www.edp.com.br/tarifasocial, com o número da instalação e os dados do CadÚnico. Após a validação, o desconto é aplicado já na próxima fatura. O benefício pode ser solicitado mesmo que o titular da conta não seja o responsável familiar, bastando comprovar vínculo com o imóvel.

Projeto completa seis anos

Em 2025, a Van da Boa Energia completa seis anos de atuação, levando serviços e benefícios aos clientes das 28 cidades da área de concessão da EDP em São Paulo. Apenas no ano passado, mais de 7,8 mil pessoas foram atendidas pela iniciativa.