TV Câmara Taubaté promove debate quarta-feira (25)

Veja essa e outras novidades da Câmara de Taubaté


Depois do sucesso e da repercussão obtidos no debate entre os candidatos a prefeito no dia 11, a TV Câmara Taubaté está organizando mais um encontro entre Saud (MDB) e Loreny (Cidadania) para a apresentação de ideias e propostas para auxiliar o eleitor na sua decisão.

O debate do segundo turno acontecerá na quarta-feira, 25, a partir das 21h, com transmissão ao vivo pelo canal 4 da Net, pelo site, Facebook e Youtube.

As regras do debate foram discutidas com representantes das duas coligações no dia 18, em um encontro que reuniu o diretor de Comunicação, Júlio Rocha, a chefe de redação, Tânia Vinhas, o procurador jurídico, Guilherme Ricken, a chefe de Cerimonial, Larissa de Paula, e o presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, Thiago Rodrigues.

Além de definirem todas as regras, os participantes reforçaram os protocolos sanitários obrigatórios numa época de pandemia. Desta vez, o encontro ocorrerá no estúdio da TV Câmara, onde estarão apenas os candidatos e o mediador, Carlos Abranches, além da equipe técnica e da produção da TV.

O debate será dividido em cinco blocos. No primeiro e quarto, os candidatos farão perguntas entre si e terão uma rodada de perguntas ou comentários livres, em formato de "banco de minutos"; no segundo, responderão perguntas feitas pela produção. No terceiro bloco, os candidatos poderão explicar suas propostas de governo a cada tema apresentado, e o quinto bloco será reservado para considerações finais e direito de resposta, se houver. Desta vez, a previsão é que o debate tenha duração de duas horas.

Desde 2008 a TV Câmara Taubaté realiza debate entre os candidatos a prefeito, com um diferencial: todos os concorrentes participam do encontro, o que possibilita ao eleitor a chance de conhecer e escolher o futuro prefeito.

Então, marque na sua agenda esse encontro, sintonize a TV Câmara Taubaté e compartilhe essa notícia com seus amigos e familiares. O segundo turno das eleições acontecerá no último domingo de novembro, dia 29, e a equipe da emissora está preparada para acompanhar a apuração ao vivo.

Fornecimento de álcool em gel em bancos 

Agências bancárias de Taubaté estão obrigadas a fornecer álcool em gel nos caixas eletrônicos, por determinação da Lei 5.597, de 19 de novembro. A proposta é de autoria da vereadora Gorete (DEM).

A obrigatoriedade do fornecimento do álcool em gel deverá ocorrer durante o estado de calamidade pública desencadeado pela pandemia do coronavírus. As sanções para as agências que não cumprirem a norma vão de advertência e notificação a multa de até R$ 19 mil em caso de reincidência.

A autora da proposta considera que, em geral, os caixas eletrônicos não recebem higienização e, para operação, exigem contato direto das mãos dos usuários. Para ela, "a disponibilização de álcool em gel pode diminuir a disseminação de doenças contagiosas, incluindo a Covid-19".

Esta e outras leis municipais estão disponíveis no portal da Câmara de Taubaté na internet.

Sancionada declaração de utilidade pública à Loja Simbólica Coesão Social

A Augusta e Respeitável Loja Simbólica Coesão Social recebeu a declaração de utilidade pública por meio da Lei 5.598, de 19 de novembro. O projeto de lei é de autoria do vereador João Vidal (PSB).

A declaração de utilidade pública permite o recebimento de apoio do poder público. Desde 26 de maio de 2013 a loja maçônica desenvolve atividades filantrópicas e educativas em Taubaté e ajuda entidades, tais como a Casa de Apoio Mulher e Vida, Instituto São Rafael, Projeto Hapet e Fundo Social de Solidariedade.

Viaduto que dá acesso à Oswaldo Cruz recebe nome da "Santinha de Taubaté"

O viaduto que fica ao final da avenida da Saudade, que dá acesso à rodovia Oswaldo Cruz, está denominado Olga Guedes Tavares, conhecida como Santinha de Taubaté, com a publicação da Lei 5.599, de 19 de novembro. A proposta é de autoria do vereador de João Henrique Dentinho (PSL).

Olga nasceu em Minas Gerais, mudou-se para Taubaté na adolescência e aos 18 anos foi estudar no Colégio Monteiro Lobato. Sonhava ser professora. No dia em que foi se matricular, conheceu Araife Davi, que se apaixonou por ela e, diante da recusa do namoro, matou Olga. O corpo dela está sepultado no Cemitério da Venerável Ordem Terceira.