Ubatuba acompanha Estado de SP e apresenta queda na taxa de homicídios

Dados comparados são do período entre janeiro e setembro de 2022 e 2023


Após comparar os índices dos meses de janeiro a setembro de 2023 e 2022, constatou-se que o número de homicídios dolosos, quando há intenção de matar, diminuiu em 50% na cidade de Ubatuba. A cidade acompanha a estatística estadual, que também apresenta queda.

Até agora, o município registrou nove homicídios dolosos - metade dos 18 registrados no mesmo período de 2022. Já o estado registrou este ano 1.931 casos, 9,6% a menos que os 2.135 contabilizados no mesmo período de 2023. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública estadual.

De acordo com o Governo de SP, a redução dos indicadores de crimes que resultam em mortes é resultado da atuação das forças policiais e da criação de políticas públicas eficazes. Em Ubatuba, além da atividade delegada, que visa reforçar o trabalho da Polícia Militar (PM), a cidade tem desenvolvido diversas operações conjuntas para garantir a segurança da população.

Na noite de quarta-feira, 25, Ubatuba foi palco da "Operação Árion", com o objetivo de intensificar as ações de combate à criminalidade, buscando a redução dos indicadores de homicídios e roubos na região. Segundo informações da Polícia Militar, um homem foi preso com uma arma, além da apreensão de veículos.

No início de agosto de 2023, a cidade também implementou a operação "Operação Morfeu"- uma ação conjunta da Prefeitura de Ubatuba (Secretarias de Segurança Pública/GCM, Assistência Social e Fazenda/ Fiscalização de Posturas) com as polícias Civil e Militar que realizou diversas abordagens e fiscalização de estabelecimentos.

"A operação Morfeu é contínua, buscamos realizar toda sexta-feira e sábado, com o intuito de impedir a realização de "fluxos" ou "pancadões", inibindo assim, o tumulto, bem como o tráfico e uso de drogas", explicou o secretário adjunto de Segurança Pública, Almir Rogério Feliciano de Moura.