Ubatuba participa de inciativa de prevenção a afogamentos

A campanha acontece até sábado, 29, e visa conscientizar e convocar todos a se tornarem protagonistas da prevenção ao afogamento


O Corpo de Bombeiros, por meio do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBmar), realiza uma campanha de prevenção a afogamentos nesta semana. Uma das ações que integra a iniciativa é a iluminação de prédios públicos com iluminação azul, chamando a atenção para a causa.

Em Ubatuba, a Secretaria de Turismo de Ubatuba (Setur) viabilizou a participação da municipalidade. O monumento que recebe a iluminação é a estrutura óssea da baleia que fica na Praça da Baleia, próximo ao Aquário de Ubatuba. Além disso, os próprios guarda-vidas têm entregado panfletos e conversado com os banhistas, conscientizando sobre os cuidados que se deve ter ao entrar no mar.

A campanha acontece até sábado, 29, e visa conscientizar e convocar todos a se tornarem protagonistas da prevenção ao afogamento e tem como objetivo divulgar a data, atingindo o maior número de pessoas possível. De acordo com estatísticas do Corpo de Bombeiros, os afogamentos no Brasil vitimizam quase seis mil pessoas.

Em Ubatuba, na temporada 2023, segundo as estatísticas da denominada "Operação Praia Segura", foram 523 salvamentos e dois óbitos registrados durante o período - uma melhora significativa se comparadas com 2022, quando foram registrados 405 salvamentos (118 a menos) e quatro óbitos.

O Gbmar sempre destaca a importância de o banhista conhecer o local que vai entrar no mar, que converse com um guarda-vidas e, também, fique atento às orientações e advertências sonoras do profissional. A orientação é que os turistas possam ligar previamente para o Gbmar e consultar qual o melhor local para banho, bem como as praias que estão guarnecidas pelo Corpo de Bombeiros pelo telefone (12) 3833-5373.

Recomendações:

Pedras e costeiras são sempre um risco potencial;

Boias e objetivos flutuantes geram falsa sensação de segurança e causam muitas mortes;

Álcool e mar não se misturam;

Respeite a sinalização:  elas indicam o risco à vida;

Peça e respeite a orientação do guarda-vidas: ele é seu o melhor amigo na praia;

Procure praias adequadas para o banho, elas são diferentes.