Ubatuba recolhe mais de 167 mil bitucas de cigarro em cinco meses de programa ambiental

Iniciativa "Ubatuba sem Bitucas", em parceria com a Poiato Recicla, já instalou 252 coletores e promoveu mais de 50 ações educativas.


O programa "Ubatuba sem Bitucas", desenvolvido pela Prefeitura de Ubatuba em parceria com a empresa Poiato Recicla, apresentou balanço positivo em seus cinco primeiros meses de atuação. Entre fevereiro e julho, foram recolhidas 167.770 bitucas de cigarro, o que representa 67,1 kg de resíduos tóxicos que deixaram de poluir o solo, as águas e os aterros sanitários.

Somente no mês de julho, o programa retirou 45.187 bitucas, correspondentes a 18,075 kg de resíduos. Para se ter ideia do impacto, cada bituca contém mais de 7 mil substâncias químicas nocivas à saúde e ao meio ambiente.

Até agora, foram instalados 252 coletores em pontos estratégicos das praias da cidade - sendo 20 deles na Praia Grande, uma das mais frequentadas por moradores e turistas. O projeto é financiado com recursos da Taxa de Preservação Ambiental (TPA).

No último mês, outros 12 coletores foram adicionados em locais de grande fluxo, como Ilha do Anchieta, Ilha das Couves, Ilha Prumirim, Cachoeiras do Prumirim, Ipiranguinha e Renata, Praça da Baleia, Praça 13 de Maio e Calçadão do Centro.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Guilherme Arantes, o impacto é significativo:

"O descarte inadequado da bituca é um dos grandes poluentes do planeta. Esse projeto alia preservação, educação ambiental e cuidado com a cidade. É um passo importante para que Ubatuba seja cada vez mais referência em sustentabilidade."

Além da coleta, o programa realizou 51 ações educativas em comunidades, escolas, pontos turísticos e associações, com palestras, oficinas e atividades de conscientização. Entre os locais contemplados estão Caçandoca, Toninhas, Enseada, Santa Rita, Perequê-Mirim, Itaguá, Barra Seca, Itamambuca, Félix, Almada, Camburi, Museu da Vida Marinha, Praça da Baleia e APAE.

Para a representante da Poiato Recicla, Tatiana Araújo, o resultado mostra o avanço da conscientização:

"Estamos mostrando, com números concretos, que é possível evitar que toneladas de resíduos altamente tóxicos contaminem o meio ambiente. Mas o mais importante é que estamos mudando hábitos e gerando conscientização entre moradores e turistas."

A Prefeitura reforça o convite aos fumantes para que utilizem os coletores disponíveis e participem das ações educativas promovidas nas praias e bairros do município.