Unidade de tratamento da Funasa leva água para moradores da Vila Sahy, em São Sebastião

A Unidade Móvel de Tratamento de Água (UMTA) já produziu 360 mil litros de água


A Unidade Móvel de Tratamento de Água (UMTA), encaminhada pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), vinculada ao Ministério das Cidades, para ajudar o município na calamidade, já produziu 360 mil litros de água, distribuídos em São Sebastião, na região da Vila Sahy.

Nesta terça-feira (14), representantes da Funasa estarão na cidade para reunião com a Secretaria de Saúde (SESAU) e Vigilância Sanitária, além de outros setores e secretarias municipais.

O equipamento está instalado no bairro do Cambury e tem ajudado desde o dia 1º de março, no bombeamento e distribuição de água potável para a comunidade de Barra do Sahy, na Costa Sul, o epicentro da tragédia.

Segundo o chefe de Engenharia da Funasa no Estado, Sérgio Luiz Siebra, a unidade móvel tem capacidade para processar cerca de 8 mil litros, sendo que uma parte faz o tratamento e a outra a distribuição para o sistema da Sabesp.

A Funasa informou que pretende doar duas mil pastilhas de tratamento de água para serem introduzidas nos reservatórios domiciliares da Vila Sahy, escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A Funasa, junto aos demais órgãos, está atenta à questão do monitoramento do controle de qualidade da água na região afetada.

O prefeito Felipe Augusto destacou a importância da chegada dos equipamentos da Funasa para ajudar na saúde da população. "É mais um apoio que recebemos do governo federal que vai ajudar para que nossa população tenha acesso à água potável".