UNITAU desenvolve projeto de automação de dados pluviométricos para prevenção de desastres naturais

A plataforma digital em desenvolvimento permitirá que os dados sejam acessados de forma interativa por meio de aplicativos móveis


A Universidade de Taubaté (UNITAU) está à frente de um projeto que alia a tecnologia e a sustentabilidade para mitigar os impactos das mudanças climáticas. O Projeto de Automatização de Dados Pluviométricos para Conscientização de Risco busca desenvolver um sistema automatizado de coleta de dados de precipitação, utilizando pluviômetros semiautomáticos doados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). A iniciativa tem como objetivo monitorar em tempo real os índices pluviométricos, promovendo alertas preventivos e contribuindo para a segurança de comunidades vulneráveis a enchentes e deslizamentos.

A plataforma digital em desenvolvimento permitirá que os dados sejam acessados de forma interativa por meio de aplicativos móveis e painéis web, facilitando a disseminação de informações confiáveis para a população e órgãos responsáveis pela gestão de riscos ambientais. O projeto, liderado pelo Prof. Dr. Márcio Augusto Ernesto de Moraes, está sendo desenvolvido pelos alunos dos cursos de Engenharia de Computação, Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas e tem duração prevista de 12 meses.

Com isso, a UNITAU fortalece o compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 13 (Ação contra a Mudança Global do Clima), ao monitorar as precipitações e contribuir para a mitigação de eventos extremos e o ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), ao auxiliar a população na prevenção de riscos ambientais.

Apoio do Departamento de Informática e instalação dos pluviômetros

O projeto conta com o apoio do Departamento de Informática da UNITAU, sob a direção do Prof. Me. Dawilmar Guimarães, que articulou a doação e instalação dos primeiros dois pluviômetros, localizados no campi do Bom Conselho e da JUTA. A atuação do departamento foi fundamental para a implementação das bases que sustentam os sensores meteorológicos, possibilitando a captação precisa dos dados.

De acordo com o Prof. Márcio Augusto Ernesto de Moraes, responsável pelo projeto, a automação dos pluviômetros garantirá informações mais confiáveis e acessíveis. "A abordagem inovadora garantirá dados confiáveis e em tempo real, auxiliando na conscientização de riscos climáticos e promovendo ações preventivas contra desastres naturais, como enchentes e deslizamentos de terra. O projeto será desenvolvido de forma interdisciplinar, que capacitará os estudantes em IoT (Internet das Coisas)", destaca.

Além do impacto ambiental e tecnológico, o projeto tem um forte aspecto educacional, preparando os alunos para desafios do mercado e incentivando a pesquisa aplicada na área ambiental.

Pedro Silvini
ACOM/UNITAU

Title

Text